TRT GO nega indenização por danos morais a professora que foi agredida por mãe de aluna

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Desembargador Mário Bottazzo, relator

Professora de Goiânia que foi vítima de agressão física cometida pela mãe de uma aluna do maternal não vai receber indenização por danos morais. A decisão é da Terceira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO), que entendeu que a escola, pertencente à Sociedade Educacional Madre Cândida Ltda, não concorreu para a ocorrência do fato.

A professora lecionava para 20 crianças com idade de 4 anos na Escola Imaculada Conceição, em Goiânia, quando a mãe de uma aluna invadiu a sala e desferiu vários golpes com sapato de salto na cabeça, braços e mãos da professora. Segundo depoimento da professora, a criança havia chegado à escola com manchas roxas no pescoço, o que a motivou a comunicar o fato ao Conselho Tutelar. Ela também relatou que após a mãe da criança tomar conhecimento do fato, foi à escola conversar com a direção e, “beneficiando da fragilidade na segurança, invadiu sem nenhuma resistência a área reservada às salas de aulas”.

A escola alegou que sempre ofereceu condições dignas de trabalho aos seus empregados, que cumpriu todas as normas de segurança dentro do estabelecimento e que o ocorrido foi um caso fortuito. Também informou que a escola possui sistema de segurança completo, é cercada, possui porteiro e seguranças, e travas eletrônicas.

Analisando os autos, o relator, desembargador Mário Bottazzo, observou que a escola não foi negligente com a segurança de seus empregados. Conforme relato de testemunhas, só era permitida a entrada de pais que se identificassem no portão. No dia do fato, a mãe da criança havia agendado horário com a diretora da escola para transferir suas filhas, mas aproveitou a ocasião para pedir para ir ao banheiro e seguiu para a sala de aula.

O relator, Mário Bottazzo, ressaltou que a obrigação de reparar o dano por ato de terceiros, imposta pelo Código Civil, nesse caso restringe-se aos danos causados pelos educandos. Ele explicou que a norma não alcança os danos causados pelos pais dos educandos. “O esforço de extrair a norma do enunciado normativo não pode ir além dos limites semânticos”, afirmou. Assim, a Terceira Turma manteve a decisão de 1º grau, negou o pedido da professora de indenização por danos morais e rescisão indireta do contrato de trabalho.

Lídia Cunha

Processo: RO-0001037-10.2012.5.18.0004

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.