Primeiro juiz cego do Brasil faz palestra no TRT18 nesta quinta-feira, 18/10

Glossário Jurídico

O primeiro magistrado cego do país, Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, estará no Fórum Trabalhista de Goiânia nesta quinta-feira (18/10) onde fará palestra com o tema “O trabalho da pessoa com deficiência no contexto dos Direitos Humanos”. Desde 2009, ele atua como desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (Paraná). Sua história de superação de preconceitos e barreiras é um dos exemplos que a Justiça do Trabalho de Goiás escolheu para inserir na programação do evento Acessibilidade e inclusão no TRT18, que acontecerá das 9 horas ao meio dia no auditório do Fórum Trabalhista da capital. A palestra é gratuita e aberta à comunidade.

Ao realizar este evento, o TRT18 busca estabelecer um debate com magistrados, servidores e a comunidade em geral sobre os benefícios significativos que a acessibilidade pode trazer tanto para pessoas com deficiência quanto para a sociedade e, ao mesmo tempo, sensibilizar os participantes para a importância da igualdade de oportunidades.

Programação

A abertura do evento será às 9 horas, com apresentação da Banda Inclusiva Luar. O grupo musical é outro exemplo de superação das limitações físicas. A banda foi criada há mais de 15 anos e é formada, em sua maioria, por pacientes da Vila São Cottolengo. Os integrantes tocam instrumentos variados, adaptados às suas limitações nos movimentos. A palestra do desembargador Ricardo Tadeu começará em seguida, às 9h30. A programação inclui ainda a oficina Superando barreiras atitudinais, oferecida pelo Centro Brasileiro de Reabilitação e Apoio do Deficiente Visual (Cebrav), a partir das 10h30.

O TRT18 aproveitará o evento para lançar a campanha “multa social”. Trata-se de uma iniciativa com o objetivo de conscientizar servidores e o público em geral para o respeito às vagas destinadas a pessoas com deficiência nos estacionamentos do Tribunal.

As inscrições podem ser feitas presencialmente no dia do evento, na entrada do auditório do Fórum Trabalhista de Goiânia. Todos os participantes receberão certificados. O evento é uma realização conjunta da Gerência de Saúde e do Setor de Responsabilidade Socioambiental do TRT18.

Wendel Franco
Setor de Imprensa-CCS

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.