Presidente Aldon é condecorado pelo Corpo de Bombeiros de Goiás com medalha Dom Pedro II

Glossário Jurídico
052 (Copy)

Presidente do TRT18, desembargador Aldon Taglialegna, e secretário de Segurança Pública de Goiás, José Eliton

O presidente do TRT de Goiás, desembargador Aldon Taglialegna, foi condecorado, na noite de quinta-feira, 30/6, com a Medalha da Ordem do Mérito Dom Pedro II – grau Grã-Duque, a maior condecoração do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO), em solenidade em comemoração ao Dia Nacional de Bombeiros. A medalha é destinada a agraciar as instituições, autoridades e pessoas que tenham prestado relevantes e notáveis serviços à Corporação. Do TRT18, também foram agraciados com a medalha a desembargadora Kathia Bomtempo (grau Grã-Duque), os juízes Luciano Crispim e Célia Martins (Grande Oficial); os juízes Celismar Coelho, Cleber Sales, Ronie Carlos de Souza e Narayana Hannas (Comendador), além dos servidores Maércio Peixoto (grau Grande Oficial) e Faustto Rocha (grau Comendador).

026 (Copy)Cerca de cem autoridades e representantes da sociedade civil que prestaram relevantes e notáveis serviços à Corporação também foram condecoradas durante a cerimônia, que contou com as presenças do vice-governador de Goiás e secretário de Segurança Pública, José Eliton, e do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Coronel Carlos Helbingen Júnior, dentre outras autoridades civis e militares. O evento aconteceu no 1º Batalhão de Bombeiros Militar, na rua 66, no centro de Goiânia.

101 (Copy)O TRT18 tem intensificado sua parceria com o CBM-GO durante a gestão do desembargador Aldon Taglialegna em várias ações, como a destinação de recursos de multas por danos sociais em ações civis públicas na Justiça Trabalhista para compra de novos equipamentos e construção de novas instalações para a Corporação. Em dezembro do ano passado, graças a essa destinação de recursos foi possível construir uma torre de treinamento operacional no 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros, no Parque Amazônia. Em retribuição, o CBM-GO tem auxiliado na elaboração de projetos de prevenção e combate a incêndio no Tribunal, além de cursos aos servidores da área de segurança.

109 (Copy)O presidente do Tribunal, desembargador Aldon Taglialegna, agradeceu a homenagem e ressaltou que o Corpo de Bombeiros é uma das instituições mais respeitadas do país. Ele destacou que o auxílio do Tribunal, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, na destinação de recursos de ações civis públicas ao Corpo de Bombeiros, beneficia toda a sociedade goiana. “Nós recebemos essa medalha com muito carinho, pois é uma homenagem muito bonita e uma honraria. E esse reconhecimento não só a mim, presidente do Tribunal, mas também a magistrados, revela o bom relacionamento da nossa instituição com o Corpo de Bombeiros”, afirmou.

Dia Nacional do Bombeiro
O Dia Nacional do Bombeiro é celebrado anualmente em Goiás com uma série de eventos, dentre eles a cerimônia militar de entrega de medalhas. A data lembra que em 2 de julho de 1856, o Imperador D. Pedro II assinou o Decreto Imperial nº 1.775, que regulamentou, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndio. Naquela época, ao sinal de incêndio, o badalar dos sinos alertava homens, mulheres e crianças que ficassem em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão, até chegarem ao local que estivesse em chamas. A data foi instituída por decreto do presidente Getúlio Vargas, de 1954, para oficializar a importância da profissão bombeiro.

Lídia Neves/Seção de Imprensa-DCSC, com informações do CBM-GO

Ouça abaixo a notícia veiculada na Rádio Web TRT Goiás e confira a galeria de fotos:

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.