Obras do Complexo Trabalhista de Goiânia ganham novo impulso

Facebooktwitteryoutubeinstagram
Foto tirada no dia 11 de setembro. Foto tirada no dia 8 de outubro

Foto tirada no dia 11 de setembro                                         Foto tirada no dia 8 de outubro

O TRT de Goiás intensificará nos próximos dias o andamento das obras de fundação, contenção e estrutura da atual etapa de construção do Complexo Trabalhista de Goiânia. Cerca de 100 operários trabalham no local mas a ideia é que esse número passe para 300 pessoas, para dar maior impulso à execução do projeto.

Segundo informou o chefe do Núcleo de Engenharia, Crebilon Araújo Rocha Filho, as fundações dos dois blocos que serão erguidos posteriormente já estão finalizadas. Para a execução das fundações foram realizados serviços de terraplanagem, em que foram retirados do local 117 mil m³ de terra, ou o equivalente a 7,8 mil caminhões de 15 m³.

A Construtora e Incorporadora Concretiza Ltda, responsável pelos serviços, também finalizou a cravação de perfis metálicos para as cortinas de contenção que, se colocadas em linha reta, somariam 8,1 quilômetros de extensão. Nessas contenções também foram utilizados 4,5 mil m² de placas pré-moldadas e as paredes foram impermeabilizadas com geocomposto, totalizando 4,5 mil m². Ainda na atual etapa, foram colocados 10,9 Km de tirantes com inserções para a ancoragem das referidas contenções, além de 13,74 km de estacas hélice.

Estima-se a utilização de 1,3 milhão de quilos de aço, 16 mil m³ de concreto, que correspondem a 16 mil caixas d’água de mil litros, 71 mil m² de fôrmas, que serão utilizadas na execução do concreto da obra (lages, vigas e pilares).

Crebilon Filho explicou que as contenções laterais têm aproximadamente 11 metros de profundidade e, abaixo do nível do quarto subsolo, existem blocos e estacas hélice com até 18 metros de profundidade.

Explica ainda o engenheiro que a empresa afirmou ‘categoricamente’ que a obra já está toda contratada no que se refere ao material a ser utilizado até o fim desta etapa como aço, concreto, escoramento e impermeabilização, etc. A previsão é de gastos da ordem de R$ 28 milhões, recursos que já estavam garantidos no orçamento de 2013.

Próxima etapa
Os projetos para a realização da próxima etapa já foram finalizados e o processo de licitação está sendo analisado pela Secretaria de Controle Interno. Nesta etapa será feito o fechamento externo e interno da estrutura dos prédios e instalação das redes elétrica e hidráulica, com previsão de gastos mais de R$ 40 milhões já incluídos no orçamento de 2014.

Em todo o Complexo Trabalhista estão previstos a construção de 2 blocos de edifícios, com 5 pavimentos e 4 subsolos, cerca de 700 vagas de garagem, auditório para 550 lugares e salas de sessões do Pleno e das quatro Turmas. A área total construída será de aproximadamente 39 mil metros quadrados, compreendendo um edifício destinado a abrigar a Presidência, Vice-Presidência, Corregedoria e Gabinetes dos desembargadores, e outro prédio onde serão instalados a Secretaria de Tecnologia da Informação, o Serviço Médico e outras unidades de apoio judiciário e administrativo. Os prédios serão interligados por corredores internos e a praça servirá como área de convivência para usuários da Justiça do Trabalho, servidores, advogados e magistrados.

Com a finalização do Complexo Trabalhista, serão oferecidas melhores condições de trabalho aos juízes e servidores, além de centralizar no setor Bueno todos os serviços prestados pelo Tribunal, facilitando o acesso a advogados, partes (jurisdicionados), terceirizados e a comunidade em geral. Os imóveis alugados que ainda abrigam algumas unidades administrativas também serão desocupados.

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.