Nova sede da VT de Posse será inaugurada na próxima quarta-feira

Facebooktwitteryoutubeinstagram
Nova sede da VT de Posse

Nova sede da VT de Posse

A presidente do TRT inaugura, às 17 horas da próxima quarta-feira,11/6, a nova sede da Vara do Trabalho de Posse, município localizado no nordeste goiano e que faz fronteira com o Estado da Bahia. As novas instalações da VT de posse contam com 1.011 metros de área construída em terreno de 1.050 metros, doado pela prefeitura municipal, situado no Setor Augusto José Valente II, Av. Juscelino Kubitschk de Oliveira, Qd 27 Lt – 4.

A obra levou dez meses para ficar pronta, sendo iniciada em 7 de agosto de 2013, e custou R$ 1.433,936,87, custeada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). As novas dependências contam com nove garagens, amplo espaço para o funcionamento das atividades jurisdicionas e estão de acordo com o padrão estabelecido pelo CSJT.

História da Vara do Trabalho

A Vara do Trabalho, criada pela lei nº 10.770/20o3, foi instalada no dia 2 de abril de 2004, durante a administração da desembargadora Kathia Maria Bomtempo de Albuquerque, em um galpão alugado localizado na Avenida JK, no Setor Guarani. A unidade foi a 32ª vara do trabalho a ser instalada. O feito permitiu à 18ª Região ter jurisdição sobre os 246 municípios que integram o Estado de Goiás. Naquele ano, 405 processos ingressaram na nova unidade judiciária, demanda que sofreu leve acréscimo, sendo de 524 em 2013.

A jurisdição não sofreu alteração e a unidade atende vasto território do nordeste goiano em que estão situados os municípios de Buritinópolis, Campos Belos, Cavalcante, Damianópolis, Divinópolis de Goiás, Guarani de Goiás, Iaciara, Mambaí, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, Posse (sede da jurisdição), São Domingos, Simolândia, Sítio D’abadia e Teresina de Goiás.

O município de Posse

O município de Posse está localizado na região nordeste de Goiás, a 540km de Goiânia e 7km da BR 020. Segundo o IBGE, Posse tem uma população estimada em mais de 30 mil habitantes, que desenvolvem a economia principalmente por meio da cultura de grãos, mas também pelo comércio de bens e serviços.

Entre os pontos turísticos do município, destacam-se as cachoeiras, grutas, serras e o cerrado preservado. Além das casas coloniais, igrejas e fazendas históricas, a cidade tem também como atração suas festas tradicionais como a Cavalhada, Festa do Divino Espírito Santo, Festa Junina, Carnaval e Exposição Agropecuária.

Posse tem temperatura média de 26ºC e dois períodos climáticos bem definidos, sendo chuva de outubro a março e seca de abril a setembro.

História

O Arraial de Posse começa seu desenvolvimento no século XIX com a imigração de nordestinos que, fugindo da seca, procuravam boas terras para o cultivo de cereais. Depois de um surto de impaludismo, o povoado mudou-se da região abaixo da confluência do Rio prata com o Corrente para a zona da chapada, fronteiriça à Serra Geral ou das Araras.

Na nova região, os habitantes construíram casas em volta da capela do povoado, erguida em homenagem a Nossa Senhora Santana pelo fundador do arraial, Nazário da Silva Ribeiro. Por consequência do rápido crescimento da agricultura e pecuária, o povoado passou a ser distrito em novembro de 1855 e município em 19 de julho de 1872, chamado Nossa Senhora Santana de Posse e mais tarde Posse.

Mácia Bueno
Núcleo de Comunicação Social
 
Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.