Ministro Lelio Bentes diz que centro de conciliação do TRT de Goiás é um modelo a ser seguido pelos demais regionais

Glossário Jurídico

O ministro do TST e corregedor-geral da Justiça do Trabalho, Lelio Bentes, elogiou o sistema de conciliação do TRT18 durante visita ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Goiânia (Cejusc) na manhã desta quinta-feira (26/4). O ministro conheceu a sala de espera e as salas de audiência e conversou com servidores e com as partes que aguardavam atendimento. O coordenador do Cejusc, juiz Israel Brasil Adourian, explicou ao ministro o sistema de rodízio entre os juízes e o formato das audiências de conciliação.

Ministro Lelio Bentes, muito simpático, cumprimentou e conversou com alguns trabalhadores que aguardavam por audiência de conciliação

O ministro Lelio Bentes afirmou que teve uma ótima impressão do Cejusc de Goiânia, tanto pelo respeito aos cidadãos trabalhadores e empregadores como pelo entusiasmo dos magistrados e servidores que atuam nele. O magistrado também elogiou a organização e a estrutura do centro, que tem capacidade para realização de 180 audiências diariamente. “A razão de ser da Justiça do Trabalho, mais do que todas as outras, é pacificar o conflito social, é estar perto dos cidadãos, trabalhadores e empregadores, que promovem o desenvolvimento econômico do nosso país. Sem dúvida, o Cejusc da 18ª Região é um dos modelos que podem ser seguidos pelos demais tribunais do país”, declarou.

O coordenador do Cejusc, juiz Israel Adourian, explicou para o ministro o pioneirismo do TRT goiano no que ele chamou de “feliz união da audiência de conciliação com a audiência inicial”. “Com esse sistema de audiência de conciliação no mesmo dia da audiência inicial, a parte passou a ser obrigada a comparecer ao Tribunal, sob pena de revelia. E, uma vez tendo o trabalhador e o empregador juntos no nosso Cejusc de Goiânia, entra em cena o nosso servidor, que é um facilitador para a conciliação”, explicou o juiz, ressaltando que esse é o grande diferencial do centro de conciliação do TRT de Goiás em relação aos outros tribunais do Brasil.

Sede da Amatra 18, no prédio do Fórum Trabalhista de Goiânia

O desembargador Paulo Pimenta, vice-presidente e corregedor do TRT18, e a juíza Narayana Hannas, acompanharam a visita do ministro pela manhã ao Centro de Conciliação, à Associação dos Magistrados do Trabalho da 18ª Região e à Escola Judicial, onde o ministro se encontrou com vários juízes e diretores de secretaria que estavam participando do Programa de Desenvolvimento Gerencial de equipes.

Lídia Neves/Setor de Imprensa

 

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.