Mais de 300 crianças participam da I Corridinha TRT Goiás contra o trabalho infantil

Facebooktwitteryoutubeinstagram

DSC_0399Mais de 300 crianças participaram da I Corridinha TRT Goiás, na manhã deste sábado, 29/11, com largada em frente ao Fórum Trabalhista de Goiânia. Essa é a primeira corrida direcionada ao público infantil. No domingo, 30/11, será a vez dos adultos correrem na 5ª edição da Corrida TRT Goiás. Sem caráter competitivo, os pequenos foram conduzidos pelos super-heróis e ao final todos ganharam medalhas de participação.

O slogan da corrida deste ano é Juntos na corrida contra o trabalho infantil. A presidente do TRT Goiás, desembargadora Elza Silveira, explicou que além de incentivar as crianças à prática de esporte, a corridinha também conscientiza os pais para a erradicação do trabalho infantil. “Queremos criar uma cultura para que os pais entendam que o lugar das crianças é na escola”, resumiu.

Clara, à esquerda, e sua prima Manuela, à direita. Chegaram na linha de chegada em primeiro e segundo lugar, respectivamente.

Clara, à esquerda, e sua prima Manuela, à direita. Chegaram na linha de chegada em primeiro e segundo lugar, respectivamente.

As crianças que participaram da Corridinha também puderam brincar em brinquedos infláveis, cama elástica, escalada, além de pintarem o rosto e o cabelo. Clara, 8 anos, foi a primeira a chegar na linha de chegada, na categoria de 2005 e 2006. “Fiquei cansada mas achei legal chegar em 1º lugar”, disse. Sobre as crianças que trabalham, Clara acredita que elas deveriam ter tempo para brincar. “Porque criança não serve para trabalhar, só quando crescer”, declarou a garotinha.

Casal Clélia e Urias e seus netinhos. Os avós são incentivos para os netos praticarem o atletismo.

Casal Clélia e Urias e seus netinhos. Os avós são incentivos para os netos praticarem o atletismo.

Clélia Pereira, 63 anos, é maratonista há 10 anos, e hoje foi a vez de trazer o seus netinhos e encaminhá-los ao atletismo na I Corridinha TRT Goiás. Ela veio de Inhumas com os netos e o esposo, Urias Pereira, que também corre há oito anos incentivado pela esposa. “No começo eu só acompanhava ela para carregar a bolsa dela e tirar fotos, quando vi que aquela animação dela não era passageira, aí resolvi correr também”, contou o comerciante aposentado. Clélia acredita que correr foi um divisor de águas na vida do casal, melhorando tanto a saúde e a motivação para viver. “Agora temos sonhos que nos movem. Já fomos correr em Paris e no ano que vem vamos correr na maratona da muralha da China. E só vamos parar quando Deus quiser, enquanto estivermos com saúde vamos continuar”, afirmou a comerciante aposentada Clélia.

Presidente do Tribunal, desembargadora Elza da Silveira, entre os super-heróis que animaram a Corridinha.

Presidente do Tribunal, desembargadora Elza da Silveira, entre os super-heróis que animaram a Corridinha.

A Corridinha do TRT é uma realização do TRT em parceria com a Associação dos Servidores da Justiça Trabalhista do Estado de Goiás (Asjustego) e tem patrocínio do Banco Bradesco.

Erradicação do trabalho infantil
De acordo com a OIT, em todo o mundo são 168 milhões de crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, em situação de exploração. O número de crianças em trabalho infantil perigoso – a mais grave das piores formas de trabalho infantil – foi reduzido em 30 milhões, passando de 115 milhões (2008) para 85 milhões (2012), número este que representa quase a metade das crianças em trabalho infantil. Dentre estes, 37,8 milhões de crianças estão na faixa de 5 a 14 anos de idade.

Conforme dados do IBGE, mais de 3,5 milhões de crianças e adolescentes em todo Brasil estão no mercado de trabalho, muitos em atividades insalubres e perigosas, e sem frequentar a escola. Em Goiás, são 123 mil jovens ocupados entre 5 e 17 anos.
Além de todas as repercussões negativas do trabalho infantil, para a criança, para o adolescente, para suas famílias, para a sociedade e para o desenvolvimento do país, o trabalho infantil é o responsável pelo círculo vicioso pobreza-trabalho infantil-pobreza.

Lídia Neves
Núcleo de Comunicação Social
 
Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.