Itumbiara/GO ganha segunda vara do trabalho

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Na próxima quinta-feira, 13/12, às 17h, será realizada a solenidade de instalação da 2ª Vara do Trabalho de Itumbiara. A nova VT é fruto da Lei 12.478/2011, que criou 12 novas varas para Goiás, e terá como titular o juiz Radson Rangel Ferreira Duarte. O magistrado atuava anteriormente na 1ª VT daquela cidade, que agora terá por titular o juiz Fabiano Coelho de Souza.

O município de Itumbiara está localizado na região sul do Estado e já era sede de uma vara do trabalho desde 1989. Porém, a análise da movimentação processual da região, que no ano de 2011 registrou o ingresso de 2.019 ações e até o mês de outubro de 2012, um total de 2.077 ações, mostrou a necessidade da instalação de uma segunda vara para atender as demandas trabalhistas. Além do próprio município-sede , são também jurisdicionadas pelo Foro Trabalhista de Itumbiara as cidades de Almerindonópolis, Bom Jesus de Goiás e Cachoeira Dourada.

A cidade – Itumbiara faz divisa com Minas Gerais, sendo o portal de entrada para o Estado de Goiás. Distante 206 quilômetros de Goiânia e 400 de Brasília, ocupa uma área de 2461km². Sua população é de aproximadamente 94 mil habitantes, sendo assim o município mais populoso de sua microregião e o décimo primeiro mais populoso de Goiás.

O município também é o maior exportador do Estado, garantindo o escoamento da produção agrícola do sudoeste goiano através das regiões Sul e Sudeste. Seus principais pontos turísticos são o Rio Parnaíba, a Cachoeira do Salitre e a Ponte Affonso Penna, sendo esta última responsável por interligar os estados de Goiás e Minas Gerais. Práticas náuticas são comuns na cidade.

Cronograma – Das 12 novas varas para Goiás criadas pela Lei 12.478/ 2011, já foram instaladas as VTs de Quirinópolis, Goiatuba, a 3ª de Rio Verde e agora a 2ª de Itumbiara. Até o final de janeiro de 2013, serão instaladas varas em Goianésia, Inhumas e Pires do Rio, contemplando o interior do Estado. Em Goiânia, cinco novas varas do trabalho também serão instaladas no período.

Aline Rodriguez
Núcleo de Comunicação Social
Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.