Itumbiara já conta com mais uma vara do Trabalho

Facebooktwitteryoutubeinstagram

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiás), desembargador Mário Bottazzo, instalou a 2ª Vara do Trabalho de Itumbiara, criada pela Lei 12.478/2011, que irá funcionar no mesmo imóvel que abriga a 1ª VT da cidade. A solenidade foi realizada na quinta-feira, 13/12, e a nova vara do sudoeste goiano já entra em funcionamento com a utilização do Processo Judicial Eletrônico, sistema que integrará todas as unidades judiciárias trabalhistas do País.

Presidente do TRT, desembargador Mário Bottazzo

Ao anunciar a instalação de mais oito varas até janeiro de 2013, o desembargador Bottazzo afirmou que o Tribunal encaminhou anteprojeto de lei com o objetivo de criar mais 24 unidades judiciárias de primeiro grau para o Estado. Para ele, a criação dessas novas varas ira auxiliar na “capilarização” do atendimento ao cidadão e, para isso, conta com o envolvimento da sociedade. “Convido a todos para arregaçar as mangas e lutar pela aprovação desse importante projeto”, conclamou.

Já para o juiz Radson Hangel, titular da 2ª VT, a instalação da unidade éum momento ímpar na história do Judiciário Trabalhista na região. “Há muito necessitávamos de mais uma vara, tendo em vista que a 1ª VT foi instalada há 23 anos”, comentou. Ele agradeceu o empenho de servidores e advogados pela excelente qualidade dos serviços que são prestados pela Justiça do Trabalho no município, endereçando especial agradecimento a sua auxiliar, juíza Rosane Menezes Leite.

O vice-presidente da OAB de Itumbiara, Marcelo Meinberg, também enalteceu a ampliação do atendimento da Justiça do Trabalho no município. “Temos pouco a falar e muito a agradecer, principalmente porque era um anseio antigo da advocacia a instalação da 2ª VT em nosso município”, ressaltou.

Também esteve presente à solenidade o presidente da Amatra, juiz Platon Neto, que destacou o envolvimento dos juízes no propósito de viabilizar a instalação das varas trabalhistas. ”A solidariedade e sinergia dos colegas juízes foi fundamental”, disse. Ele aproveitou a oportunidade para cumprimentar o presidente Bottazzo pelo empenho em proporcionar os meios necessários para que todas as 12 varas recém-criadas entrassem em funcionamento.

Justiça do Trabalho em Itumbiara

O município de Itumbiara está localizado na região sul do Estado e já era sede de uma vara do trabalho desde 1989. Porém, a análise da movimentação processual da região, que no ano de 2011 registrou o ingresso de 2.019 ações e até o mês de outubro de 2012, um total de 2.077 ações, mostrou a necessidade da instalação de uma segunda vara para atender as demandas trabalhistas. Além do próprio município-sede, são também jurisdicionadas pelo Foro Trabalhista de Itumbiara as cidades de Almerindonópolis, Bom Jesus de Goiás e Cachoeira Dourada.

Novas varas

A programação é de que todas as varas do trabalho criadas pela 12.478/2011 sejam instaladas até janeiro de 2013. Ainda este ano, no dia 18/12, será instalada a vara do Trabalho de Goianésia. Já no início de 2013, Inhumas e Pires do Rio sediarão uma unidade trabalhista. Em Goiânia, cinco novas varas do trabalho também serão instaladas no período. Até o momento, quatro varas já foram instaladas este ano. Os municípios de Quirinópolis, Goiatuba, Rio Verde e agora Itumbiara receberam, cada um, uma vara trabalhista.

Márcia Bueno
Núcleo de Comunicação Social
Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.