Interessados em assistir à conferência de Robert Alexy no auditório do Fórum Trabalhista podem se inscrever até esta sexta (2/8). Telão será usado para transmissão do evento

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Quem deseja assistir à conferência do pesquisador e professor alemão Robert Alexy no auditório do Fórum Trabalhista no dia 7 de agosto pode fazer a sua inscrição até esta sexta-feira, 2/8. Um telão será utilizado para a transmissão do evento, que acontecerá no novo auditório do Complexo Trabalhista, espaço para o qual não há mais vagas disponíveis. Podem se inscrever magistrados, servidores e público em geral. A Escola Judicial, organizadora do evento, informa que aqueles que assistirem à conferência no auditório do Fórum também terão direito à certificação. A inscrição pode ser feita na página da Escola Judicial no portal do TRT18 ou em www.trt18.jus.br/cursos.

Robert Alexy vem pela primeira vez ao TRT de Goiás para falar sobre sua teoria das leis de colisão de princípios. A palestra, com o tema “Teoria dos Direitos Fundamentais, proporcionalidade e justiça. O Sistema Robert Alexy”, terá início às 10 horas, no novo Auditório do Complexo Trabalhista de Goiânia. O evento terá tradução simultânea feita pelo professor Rogério Nery da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

O novo Auditório do Complexo Trabalhista tem capacidade para 491 pessoas, sendo 300 lugares reservados para magistrados e servidores e os demais para os órgãos parceiros. Já no Fórum Trabalhista foram disponibilizadas 260 vagas. O evento também será transmitido para o auditório da PUC Goiás, certificado pela universidade, e ainda no canal do TRT Goiás no Youtube, nesse caso, sem direito à certificação.

A obra do professor Robert Alexy influenciou grandes transformações no Direito Contemporâneo. Para o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso, merece destaque a “valiosa e decisiva contribuição do pesquisador para a criação de uma cultura jurídica ‘não positivista’, como ele [Alexy] a denomina, bem como para a centralidade dos direitos fundamentais – e, consequentemente, da Constituição – no direito contemporâneo”. E é no domínio da interpretação constitucional, em especial, que Barroso considera a contribuição de Alexy mais abrangente e revolucionária.

É neste cenário que a palestra do filósofo alemão se reveste de grande importância aos profissionais do Direito, como ressalta o diretor da Escola Judicial do TRT18, desembargador Eugênio Cesário, acrescentando que a presença do professor Alexy no TRT de Goiás foi possível graças a uma ação articulada entre as Escolas Judiciais dos TRTs da 18ª (GO), 24ª (MS) e 11ª (AM) Regiões e ao apoio da Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA/GO) e do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT/GO). Segundo o coordenador pedagógico da Escola Judicial, professor e juiz Platon Neto, “receber o maior filósofo do Direito vivo é uma alegria e uma grande honra”.

Currículo

Robert Alexy nasceu na cidade alemã de Oldenburg, em 1945. Graduou-se em Direito e Filosofia pela Universidade Georg-August, de Göttingen (Alemanha). Seu PhD, defendido em 1976, rendeu o livro “Teoria da Argumentação Jurídica”, publicado em 1978 e difundido mundialmente. Em 1984, produziu outro trabalho de relevância internacional, “Teoria dos Direitos Fundamentais”, que se tornou um clássico da Teoria do Direito.

Setor de Imprensa – TRT18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.