Empresa em Goiatuba (GO) é condenada por atrasar salário de trabalhador

Facebooktwitteryoutubeinstagram
Rosa Nair 6ª VT GYN_2008c

Juíza convocada Rosa Nair Reis, relatora

A Terceira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) reformou sentença de primeiro grau para condenar a prestadora de serviços GG Serviços Ltda ao pagamento de indenização por danos morais por atrasar salário de auxiliar de limpeza.

Na inicial, a empregada alegou que o atraso no salário de dezembro de 2014, que recebeu só no fim do mês seguinte, motivou o não pagamento de dívida, o que ensejou a inclusão do nome da obreira no SPC, causando-lhe prejuízos e constrangimentos.

Inconformada com a decisão de primeiro grau, a trabalhadora recorreu ao Tribunal. A empresa alegou, no recurso, que a indenização por danos morais em caso de mora salarial se dá pelo atraso reiterado, o que não foi o caso e que a empregada não demonstrou o nexo de causalidade entre os fatos alegados e a dor que fundamentam a indenização requerida.

Ao analisar o recurso, a relatora, juíza convocada Rosa Nair Reis, afirmou que, se o trabalhador não tem outra fonte de renda devidamente comprovada nos autos, é evidente que ele depende, exclusivamente, do fruto de seu trabalho para efetivar o pagamento das despesas por ele efetuadas.

A magistrada acrescentou que “sendo incontroverso o atraso salarial, ainda que fato isolado, mas não tendo havido comprovação efetiva do motivo ensejador deste (apenas alegação de instabilidade financeira), a reclamada deve responder pelo prejuízo de ordem extrapatrimonial causado à trabalhadora”.

Desta forma, a Turma entendeu que restou comprovado o dano (a inscrição no SPC), a conduta ilícita da empresa (atraso salarial sem justificativa comprovada) e o nexo entre ambos, o que enseja reparação pelo abalo moral, que foi fixada no valor de R$ 774,00, o dobro do valor da parcela devida e que gerou a inscrição no cadastro de devedores.

Processo: 0010191-63.2015.18.0128

Fabíola Villela – Setor de Imprensa – DCSC

Ouça abaixo a notícia veiculada na Rádio Web TRT Goiás.

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.