Edição de Goiás do programa TRT para Todos termina em clima de congraçamento

Encerramento em clima de festa,  participantes e equipe organizadora posam para foto

A diretora da Secretaria de Gestão Estratégica, Maria José, agradeceu as equipes envolvidas na organização do evento

O segundo dia da edição do programa TRT para Todos, realizado nos dias 18 e 19, na Cidade de Goiás, foi de repasse de muita informação e, ao mesmo tempo, de descontração. O enceramento foi feito pelo presidente do TRT, desembargador Breno Medeiros, que ressaltou a sua satisfação com a disposição de todos em participar do encontro, que na realidade foi uma forma de buscar o congraçamento e o crescimento pessoal e profissional de todos. “Queremos sair da administração de controle para a administração de responsabilidade e que as pessoas trabalhem menos e produzam mais”, ressaltou.

O diretor da VT de Goiás apresenta boa prática da unidade

Boa Prática da Conciliação da VT de Goiás

A condução da tentativa de acordos para solucionar os processos trabalhistas na VT de Goiás foi a boa prática apontada pelo diretor de secretaria da unidade, Marcelo Vasconcelos. Com a iniciativa, a vara do trabalho conseguiu solucionar 74% dos processos em 2016 por meio de acordos, o melhor índice de conciliação na 18ª Região.

O desembargador Paulo Pimenta elogiou a VT de Goiás por procurar atender bem indistintamente as partes

Marcelo explicou que um dos fatores que tem facilitado a conciliação é o bom relacionamento com a OAB e com a parte reclamada. Ele relatou que a unidade procura estabelecer pautas inteligentes com a concentração de audiências de um mesmo reclamado no mesmo dia. Outra iniciativa que tem dado resultado é o agendamento de audiência apenas para tentativa de acordo sem que as partes tenham de apresentar defesa. E somente se a tentativa de negociação se frustrar é agendada audiência una para tramitação dos processos. Marcelo explicou que a medida reduz os custos para a parte reclamada, o que aumenta sua margem de negociação.

Tecnologia da informação, ergonomia e orientação processual foram temas discutidos no segundo dia

A experiência da 13ª VT de Goiânia em execução trabalhista foi apresentada no TRT para Todos

O dia começou com a apresentação de Geovane Santos, diretor de secretaria da 13ª VT, que falou sobre execução trabalhista. Ele explicou como a 13ª VT está conduzindo esta fase processual que fez com que a unidade se destacasse quanto à qualidade dos serviços prestados em 2016 e pela confiabilidade das informações fornecidas, conforme dados extraídos da última pesquisa de satisfação de clientes realizada pelo TRT.
Geovane explicou que na vara do trabalho a execução ocorre totalmente ex offício, ou seja, impulsionada pelo próprio juiz, o que agiliza a busca de bens. Afirmou também que a unidade lança mão de todos os meios e convênios firmados pelo Tribunal ou conselhos superiores na localização de valores que possam satisfazer a dívida trabalhista. Na opinião dele, o artigo 159 do Provimento Geral Consolidado do Tribunal tem de ser utilizado sistematicamente. Ele ressaltou, ainda, que os protocolos de minutas de bloqueio são feitos diariamente.

Ferramentas de teste do PJe foram apresentadas pelo secretário-geral judiciário, Cléber Pires

Já o diretor da Secretaria-Geral Judiciária, Cleber Pires, fez demonstração de como puxar relatórios no sistema e-Gestão, com apontamento de benefícios e customização da ferramenta. Ele apresentou também endereços em que o usuário pode acessar a base replicada do PJe, um ambiente de testes em que o usuário pode se ambientar à ferramenta sem receio de errar. Ele ressaltou que o principal benefício de acessar a base replicada é possibilidade de testar a versão 1.15, próxima versão do PJe.

Superusuário é um projeto inovador apresentado pelo servidor Il José

O servidor Il José, Chefe do Setor de Relacionamento da STI, apresentou o Projeto Superusuário, que tem o objetivo de dar mais autonomia para os usuários do TRT em relação aos serviços de TIC. A ideia é que dois servidores de cada unidade que têm afinidade com tecnologia sejam treinados para solucionar pequenas demandas sem a necessidade de abrir chamado para a TI.
Ainda na esteira de dar mais autonomia aos usuários, ele apresentou outro projeto – a STI Store, uma loja virtual criada pela TI onde o interessado pode baixar e instalar os softwares homologados pelo Tribunal sem a necessidade de intervenção da informática. “A liberação de uso da STI Store, será de acordo com o projeto TRT para todos”, explicou.

Nova cartilha da ergonomia e dicas de postura foram o tema da fisioterapeuta Juliana

A fisioterapeuta do TRT Juliana Guimarães ressaltou os cuidados necessários com a postura para evitar doenças osteomusculares, principalmente em relação ao posicionamento nos assentos e uso correto de mouse, teclados e visualização de telas das estações de trabalho. Ela apresentou um vídeo produzido pelo Núcleo de Saúde e pela Coordenadoria de Comunicação Social tratando do assunto. Informações mais detalhadas também podem ser obtidas na cartilha publicada na intranet. A ideia é a própria pessoa tenha informações suficientes para organizar a estação de trabalho de acordo com as respectivas características anatômicas.

O evento contou com a participação da Secretaria de Saúde Municipal da Cidade de Goiás. Foram oferecidos exames de dosagem glicêmica e IMC, ainda, houve a distribuição de kits saúde e medição de pressão arterial

A assessora de relações institucionais divulga festa junina do Tribunal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seção de Imprensa – CCS

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.