Deusas da Justiça de Elson Nascimento inauguram exposição no TRT

Facebooktwitteryoutubeinstagram

PARA-IMPRESSÃO---JPGDesde que começou a criar em 2009 diferentes versões da Deusa Têmis, que simboliza a Justiça, o artista plástico Elson Nascimento encantou os profissionais de carreira jurídica. Já foram mais de 100 pinturas, a maioria em óleo sobre tela, criadas pelo artista e que fizeram parte de várias exposições no país. Elas são fortes, sensuais, femininas, belas, justas… Há a Têmis negra, a dançarina, e outras 18 versões que farão parte da mostra na Justiça do Trabalho que será inaugurada no dia 10 de agosto, às 17h30, no andar térreo do Fórum Trabalhista de Goiânia.

A exposição, em comemoração ao Dia do Advogado e ao Dia do Magistrado (11 de agosto), ficará aberta ao público até o dia 28 de agosto.

Elson Nascimento começou a desenhar ainda criança e aos 14 anos começou a pintar. Ele se define como impressionista e produz outros temas como paisagens, natureza morta, flores, abstrato e também é um exímio retratista. Sua carreira como artista plástico tomou impulso depois que passou a trabalhar com a artista Ivone Vaccaro, quando aprimorou e aperfeiçoou sua técnica. O artista pretende montar sua própria galeria em Goiânia e dar aulas de pintura.

Têmis, a deusa

Têmis ou Thémis é a deusa da justiça na mitologia grega. Filha de Urano e Gaia. Em seu histórico, tem o título de uma das esposas de Zeus (o Rico Mansur do Olimpo). Além de esposa, era também sua mentora e ajudava a tornar suas decisões menos severas. Têmis não tinha os olhos vendados inicialmente, era representada como uma divindade de olhar austero, mas sempre esteve junto da balança que simboliza o equilíbrio e a espada, como o poder. No século XVI, os alemães (quem diria) deixaram Têmis cega (ou vendada) para indicar a imparcialidade, ausência de pré-conceitos (preconceitos).

Têmis é hoje a imagem que ilustra as grandes decisões judiciais. E é também a escultura que cumprimenta todos os dias nossos ministros do STF em Brasília. Numa visão mais moderna, é representada sem as vendas, significando a Justiça Social. Os pratos iguais da balança de Têmis indicam que não há diferenças entre os homens quando se trata de julgar os erros e acertos.

Evento: Inauguração da exposição ‘Deusas da Justiça’
Dia: 10/8/15
Hora: 17h30
Local: Andar térreo do Fórum Trabalhista de Goiânia
Artista: Elson Nascimento
Contato: 9333-7469 / 8585-5090

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.