Desembargador Paulo Pimenta recebe visita do presidente da Fieg

Facebooktwitteryoutubeinstagram

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, foi recebido na manhã de quarta-feira (20/3) pelo presidente do TRT18, desembargador Paulo Pimenta. Durante a audiência, no gabinete da Presidência, o presidente da Fieg ressaltou seu respeito ao tribunal e apresentou como um dos eixos prioritários de sua gestão à frente da federação da indústria goiana a busca do equilíbrio entre o capital e o trabalho.

Sandro Mabel, presidente da Fieg

Mabel manifestou também a preocupação com o custeio das entidades sindicais, tanto das categorias econômicas como profissionais, diante da extinção da contribuição sindical obrigatória, bem como com a possibilidade de redução do orçamento das entidades do sistema “S”, entendendo que haveria evidente prejuízo à capacitação técnica da mão de obra nacional. O sistema é formado por nove instituições dedicadas, principalmente, ao ensino profissionalizante. Com os cortes, o presidente da Fieg teme um colapso. “Somente o Sesi e o Senai calculam que mais de 900 escolas profissionalizantes fecharão no país, sem contar outras perdas”, mencionou.

O desembargador Paulo Pimenta, por sua vez, agradeceu a visita e a importante parceria institucional entre a Federação das Indústrias e o TRT18, destacando ser muito importante a valorização da atuação das entidades sindicais, como principais interlocutores no diálogo entre o capital e o trabalho, pelo que devem ser buscados meios de garantir a continuidade de suas atividades, inclusive aquelas desempenhadas pelas entidades vinculadas ao sistema “S”.

Outras visitas

Desembargador Paulo Pimenta com os juízes Luciano Crispim, Mânia de Pina e Múcio Borges

O presidente do TRT18 também recebeu na quarta-feira as visitas da juíza do TRT10 (DF/TO) Noemia Garcia Porto, que concorre à presidência da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), e do juiz Múcio Borges, coordenador do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de Primeiro Grau (Cejusc-CAP) do TRT da 1ª Região (RJ). Múcio esteve em Goiânia para conhecer o Cejusc do Fórum Trabalhista de Goiânia e, assim, trocar experiências no âmbito da mediação e da conciliação entre os tribunais.

Segundo o juiz Múcio Borges, o TRT da 18ª Região é uma das referências entre os Cejuscs do país. “A interseção de práticas e de experiências entre os tribunais é de suma importância para o aprimoramento dos Cejuscs e para a busca do efetivo acesso à Justiça com a solução consensual dos conflitos”, afirmou.

No TRT goiano, o magistrado foi recebido pelo presidente, desembargador Paulo Sérgio Pimenta, pelo corregedor Regional, desembargador Daniel Viana Júnior, e pelo atual coordenador do Cejusc de Goiânia, juiz Luciano Crispim. Múcio Borges também se reuniu com o juiz coordenador da Escola Judicial do TRT18, juiz Platon Neto, unidade imprescindível na formação de mediadores.

No fim da tarde, o presidente do TRT18 recebeu a diretoria da Associação dos Peritos da Justiça do Trabalho da 18ª Região (Apejust-GO). A entidade congrega atualmente 128 peritos, entre eles médicos, engenheiros, contadores, fisioterapeutas e grafotécnicos. Além do diretor-presidente da associação, Luciano Cunha, participaram da reunião no Gabinete da Presidência os peritos Leonardo Metran, Ilton Siqueira e Henrique Carrijo e o secretário-geral Judiciário do TRT, Cleber Ferreira.

Desembargador Paulo Pimenta com a diretoria da Apejust-GO

Na visita, que teve como objetivo estreitar o relacionamento com a nova gestão do Tribunal, os peritos trataram de assuntos relacionados à atuação deles na Justiça do Trabalho. Os profissionais elogiaram o atendimento de uma demanda feita por eles, que foi a disponibilização, no portal do TRT18, da lista de peritos nomeados para realizar perícias nos processos trabalhistas.

Setor de Imprensa – TRT18, com informações do TRT 1ª Região

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.