Desembargador Breno Medeiros assume presidência do TRT e defende administração por responsabilidade

Facebooktwitteryoutubeinstagram

“Buscaremos, nesta quadra histórica de nosso país, fazer mais com menos, ser mais eficientes, gastar melhor o orçamento, melhorar os procedimentos, evitar o retrabalho”. Com essas palavras, o novo presidente do TRT, desembargador Breno Medeiros, defendeu uma administração por responsabilidade, onde os atos se vinculam ao seu elaborador, que se torna responsável por suas consequências. O magistrado foi empossado nesta sexta-feira, 3/2, em solenidade às 17h30, no auditório do Fórum Trabalhista de Goiânia, na presença de diversas autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. No mesmo ato, foi empossado o vice-presidente, desembargador Paulo Pimenta, o diretor da Escola Judicial, desembargador Elvecio Moura, e o ouvidor do TRT18, desembargador Gentil Pio.

Desembargador Breno Medeiros na leitura do Termo de Posse

O desembargador Breno Medeiros disse que teve a satisfação de ver a Justiça do Trabalho unida e forte diante de todas as dificuldades enfrentadas nos últimos dois anos e agradeceu a amizade, o empenho e a dedicação do desembargador Aldon Taglialegna. “Obrigado, meu amigo, por você ter tornado a tarefa menos árdua”. Ele ressaltou a ajuda que teve na elaboração de seu Plano de Ação para o biênio 2017-2019, quando ouviu pessoalmente os anseios e sugestões de magistrados e servidores e analisou 471 propostas enviadas, “em ampla participação democrática”. O resultado, segundo ele, foi a escolha de cinco dos objetivos definidos no mapa estratégico do TRT18: assegurar a celeridade e produtividade na prestação jurisdicional; estimular a conciliação; aprimorar e agilizar os trâmites administrativos; promover a melhoria da gestão de pessoas e da
qualidade de vida e, também, garantir infraestrutura física moderna e adequada. “Estamos certamente todos irmanados nesta empreitada”, concluiu o novo presidente do TRT.

 

 

 

 

 

Solenidade

O desembargador Paulo Pimenta tomou posse como vice-presidente e corregedor do TRT18

Várias autoridades prestigiaram a cerimônia de posse. Entre elas, o vice-governador José Eliton, representando o governador Marconi Perillo, a ministra Dora Maria da Costa, representando o presidente do TST Ives Gandra, o prefeito de Goiânia Iris Rezende, o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Gilberto Marques Filho, a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho, Janilda Guimarães de Lima, o presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio de Paiva, o presidente da Associação dos Magistrados Trabalhistas, juiz Luciano Crispim, os ministros do TST Delaíde Arantes e Douglas Alencar Rodrigues, a desembargadora-corregedora do TRT12 e vice-presidente do Coleprecor, Maria de Lourdes Leiria, o procurador-chefe da União em Goiás, François da Silva e o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Andrey Azeredo. Ainda participaram da solenidade presidentes de outros TRTs, deputados federais, políticos, sindicalistas, servidores e autoridades da área jurídica, além de amigos e familiares dos empossados.

O presidente da OAB, Lúcio Flávio de Paiva, destacou a retidão e a coragem do desembargador Aldon Taglialegna, que teve o compromisso de manter a prestação jurisdicional apesar de todas as dificuldades enfrentadas. Ele saudou os novos dirigentes do TRT e desejou sucesso à frente da nova gestão. “A OAB sempre estará pronta a defender a Justiça do Trabalho e queremos ter um diálogo transparente, sincero e aberto em benefício da Justiça. O êxito desta parceria é o êxito da classe trabalhadora”, ressaltou.

O presidente da Amatra18, juiz Luciano Crispim, também destacou a gestão do desembargador Aldon Taglialegna pela transparência e lealdade e saudou os novos dirigentes. Ele assinalou que no curso do planejamento da nova administração os desembargadores Breno Medeiros e Paulo Pimenta valorizaram a democracia e o espírito associativo, desejando-lhes, por fim, êxito na nova empreitada.

A procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 18ª Região, Janilda Guimarães, também discursou em nome do Ministério Público do Trabalho. Ela citou a crise política, econômica, social e ética pela qual o país passa e, nesse contexto, disse que os desafios da Justiça do Trabalho tornaram-se exponenciais, diante dos efeitos que serão produzidos pela PEC 55 no seu orçamento, já combalido pela perseguição de setores que desejam sufocá-la por meio da falta de recursos e desqualificá-la, já que sua celeridade dificilmente será mantida nos patamares anteriores por causa das dificuldades orçamentárias.

Janilda parabenizou o desembargador Aldon Taglialegna por ter feito “o que fazem os bravos diante das tempestades que não podem controlar: manter o barco em segurança e na rota escolhida, para uma entrega tranquila ao seu sucessor”. Ao desembargador Breno, lembrou que esses tempos desafiadores exigem dos gestores públicos muita coragem, equilíbrio, sabedoria, diálogo, espírito de união e solidariedade.

Encerramento da gestão

O desembargador Aldon Taglialegna, que dirigiu o TRT no biênio 2015/2017, disse que os desafios dos últimos dois anos foram enfrentados e que soube vencer toda a sorte de adversidades com que um gestor público pode deparar-se, como a greve dos servidores em 2015, o incêndio em outubro do mesmo ano e o corte orçamentário em 2016. Ele ressaltou que o momento é de agradecimentos. “Agradecer é tudo o que me resta nesta quadra. Afinal, a minha gratidão hoje é a memória do meu coração”, ressaltou.

O desembargador Aldon Taglialegna entrega à ministra Dora Maria da Costa o livro que conta a história dos 26 anos da 18ª Região

Aldon Taglialegna citou algumas das conquistas da Justiça do Trabalho goiana em sua gestão, como a criação do Núcleo de Repercussão Geral e Recursos Repetitivos (Nurer), que contribuiu para a redução do passivo dos processos pendentes de admissibilidade de recurso de revista, a conquista do Selo Ouro Justiça em Números do CNJ, a aprovação do projeto de lei de criação de 198 cargos para o quadro de pessoal do Tribunal, a criação da Rádio Web, as obras de ampliação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, o prosseguimento da obra do Complexo Trabalhista e a execução de 100% do orçamento previsto. Ao final, deixou para os futuros e “brilhantes” administradores uma mensagem de fé e esperança na poesia de Cora Coralina.

Fabíola Villela, com a colaboração de Lídia Neves e Wendel Franco – Seção de Imprensa/DCSC

Ouça abaixo a notícia da Rádio Web TRT Goiás, os áudios dos discursos dos desembargadores Aldon Taglialegna e Breno Medeiros e veja a galeria de fotos.

G A L E R I A  D E  F O T O S :

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.