Demolição controlada tem início nas estruturas danificadas das obras do Complexo Trabalhista

Facebooktwitteryoutubeinstagram

O robô que picota o concreto produz poeira e barulho mas, segundo a empresa responsável, não haverá necessidade de interdição do tráfego de veículos e pessoas nas imediações

A empresa Concretiza, responsável pela construção do Complexo Trabalhista de Goiânia, iniciou a demolição das estruturas dos blocos 1 e 2, atingidos pelo incêndio ocorrido no canteiro de obras do Complexo em outubro de 2015, após o desembargo da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Foram meses de estudo para encontrar a melhor forma de realizar a retirada do concreto e estrutrura de metal que perderam a resistência com a ação do fogo, segundo laudo técnico.

A demolição está sendo feita de forma controlada, com auxílio de um robô que faz uma espécie de trituração do concreto danificado, conforme explicou o desembargador do TRT18, Elvecio Moura. As fundações e os quatro pavimentos que ficam no subsolo dos dois blocos vão ser aproveitados, por não terem sofrido dano estrutural.

O desembargador Elvecio Moura explicou que os peritos criminais federais que conduziram a investigação das causas do incêndio não apresentaram um laudo conclusivo. As análises feitas apontam que o fogo teria começado na serraria montada no canteiro de obras. Outra causa provável seria um curto-circuito provocado por uma lâmpada acesa no interior da serraria.

Elvecio Moura disse que o laudo descarta a possibilidade de incêndio criminoso. Ele comentou que os peritos, ao analisar as imagens das câmaras instaladas entre as ruas T-52 e T-29 no entorno do Complexo Trabalhista, não constataram a presença de indivíduos ou estranhos com atitudes suspeitas no dia do ocorrido.

A demolição das lajes danificadas deve ser concluída dentro de seis meses. Depois disso, a construção dos blocos 1 e 2 vai ser retomada, com previsão de execução de mais 16 meses. Outra parte do projeto, que é a construção de um anfiteatro com forma oval, está em andamento desde agosto do ano passado.

Wendel Franco e Fabíola Villela – Seção de Imprensa/DCSC

Ouça abaixo a notícia da Rádio Web TRT Goiás:

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.