Correição na 8ª VT de Goiânia ressalta excelente índice no cumprimento da Meta 1 do CNJ

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Desembargador-corregedor Paulo Pimenta e o diretor da Corregedoria Regional, Marcelo Marques, em conversa com os juízes Luiz Eduardo Paraguassu e Sara Lúcia

No ano passado, a 8ª Vara do Trabalho de Goiânia alcançou índice de 100,98% no cumprimento da Meta 1 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que é julgar o equivalente a 90% dos processos de conhecimento distribuídos no ano corrente, no caso, 2016. Qualificado de excelente pelo corregedor e vice-presidente do TRT-GO, desembargador Paulo Pimenta, esse resultado foi aferido em correição realizada naquela unidade judiciária no dia 30/3.

O corregedor parabenizou os juízes Luiz Eduardo Paraguassu (titular) e Sara Lúcia Sousa (auxiliar) e a equipe de servidores, liderada pelo diretor de secretaria Georges Frederich, pelo desempenho. O resultado altamente positivo, conforme frisou Paulo Pimenta, contribuiu para que o Regional cumprisse a Meta 1 no exercício passado, feito que não era alcançado desde 2011. A 8ª VT da capital foi uma das unidades judiciárias homenageadas com diploma de reconhecimento em cerimônia realizada pelo TRT-GO no último dia 31.

No que diz respeito ao julgamento de processos mais antigos, item relacionado à Meta 2 do CNJ, a 8ª Vara de Goiânia obteve índice de 98,83%, bem acima do percentual de referência, que é de julgar 90% dos processos distribuídos até o fim de 2015 no primeiro grau. Quanto ao aumento dos casos solucionados por conciliação (objeto da Meta 3), a Vara alcançou índice de acordo de 50,87% no ano passado, estando acima da média aferida para o Foro Trabalhista de Goiânia (46,11%).

Equipe da 8ª VT com o desembargador Paulo Pimenta

A ata correicional ainda registra a obtenção de excelentes resultados no cumprimento das Metas 6 (priorizar o julgamento das ações coletivas – julgar 98% das ações distribuídas até o fim de 2014 no primeiro grau), índice de 100%, e 7 (priorizar o julgamento dos processos dos maiores litigantes), cujo percentual atingido foi de 99,85%, considerando todo o ano de 2016 e os dois primeiros meses deste ano. No que diz respeito à Meta 5 (impulsionar processos à execução), o índice obtido no período analisado foi de 80,34%, considerado viável o atendimento do percentual de 90% pela unidade neste ano.

Por fim, o desembargador-corregedor também considerou viável o cumprimento da meta específica para o primeiro grau no ano de 2017, que é reduzir o tempo médio de duração do processo em relação ao ano base de 2016. O prazo médio da 8ª Vara no exercício passado foi de 131 dias, abaixo do tempo médio de duração do processo para o Regional goiano (153 dias).

Ao avaliar os resultados alcançados, o juiz titular Luiz Eduardo Paraguassu externou sua satisfação em trabalhar com a atual equipe de servidores e afirmou que eles “são mais que colegas, são amigos”. “Conto com a continuidade desse esforço para que, ao voltar aqui no ano que vem, nós possamos celebrar um desempenho tão bom quanto o desta correição”, finalizou Paulo Pimenta.

Wendel Franco
Seção de Imprensa-CCS

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.