Correição em Valparaíso destaca cumprimento de metas do CNJ e curta duração dos processos

Glossário Jurídico

Corregedor Paulo Pimenta com a equipe da VT de Valparaíso

Em correição realizada na Vara do Trabalho de Valparaíso de Goiás, no último dia 12, o desembargador-corregedor do TRT18, Paulo Pimenta, destacou o “ótimo” desempenho da unidade em relação aos dados apurados pela Corregedoria. No ano passado, a Vara cumpriu 6 das 7 metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), recebendo o selo Prata na premiação instituída pelo Regional goiano pelo cumprimento de tais metas. O corregedor ainda destacou a eficiente prestação jurisdicional, demonstrada pelo exíguo prazo aferido no tempo médio de duração dos processos, de apenas 81 dias em 2017.

Paulo Pimenta em reunião com a juíza titular Jeovana de Faria e com a diretora da VT Verônica Bueno

Paulo Pimenta salientou o comprometimento e a operosidade das juízas Jeovana Cunha de Faria e Carolina de Jesus Nunes, titular e auxiliar, respectivamente. A correição apurou que não há pendências processuais acima do limite legal e o que o prazo para sentenciar é de apenas 8 dias no rito sumaríssimo. As atividades desempenhadas pela Secretaria da VT também estão sendo bem desempenhadas pelos servidores, conforme registrado em ata, razão pela qual o corregedor do TRT elogiou a equipe na pessoa da diretora Verônica Bueno.

Ainda mereceu destaque na ata correicional a diligente atuação da Secretaria da VT de Valparaíso no impulsionamento dos processos na fase executória, com a utilização de todas as ferramentas tecnológicas colocadas à disposição do juízo. Na avaliação de Paulo Pimenta, esta é a razão do ótimo desempenho da unidade no cumprimento da meta 5 do CNJ em 2017 e também neste exercício.

Advogados

Advogados foram recebidos pelo corregedor Paulo Pimenta

Durante os trabalhos correcionais, o corregedor recebeu a visita dos advogados Denis de Jesus e Keitty de Kássia. Eles elogiaram a celeridade e a presteza do Juízo na condução dos processos e, ainda, o tratamento cordial dispensado aos advogados pelas magistradas e servidores da Secretaria.

No entanto, os advogados ponderaram quanto à ocorrência de eventuais atrasos no início das audiências, mas reconheceram, por outro lado, o esforço das magistradas na pacificação dos conflitos submetidos à apreciação do juízo. Paulo Pimenta disse que levará essa questão ao conhecimento das juízas titular e auxiliar para buscar soluções que otimizem as rotinas de audiências e evitem os alegados atrasos.

Metas do CNJ

A Vara do Trabalho de Valparaíso de Goiás cumpriu 6 das 7 metas nacionais no ano passado. A única não atingida foi a de número 3, que busca aumentar os casos solucionados por meio de conciliação. Nas demais metas, os percentuais atingidos variaram entre 102%, na meta 6, e 294%, na meta 7. Na análise do cumprimento das metas neste ano, levando em conta os meses de janeiro e fevereiro, a unidade cumpriu parcialmente 3 metas e integralmente outras duas.

Setor de Imprensa-CCS

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.