Correição apura aumento de produtividade na VT de Mineiros

Glossário Jurídico

Equipe da VT de Mineiros com o corregedor Paulo Pimenta e o diretor de secretaria da Corregedoria, Marcelo Marques

O considerável aumento da produtividade da Vara do Trabalho de Mineiros, para patamares iguais ou superiores a 100% desde o ano de 2015, foi um dos destaques apontados pelo desembargador-corregedor do TRT18, Paulo Pimenta, na correição realizada naquela unidade judiciária no início de dezembro.

Ao analisar a meta específica para o primeiro grau de jurisdição (reduzir o tempo médio de duração do processo, em relação a 2016, em 2% para os TRTs que contabilizam o prazo médio de até 200 dias), o corregedor observou que o prazo médio de duração de uma ação trabalhista na VT de Mineiros no ano passado foi de 296,94 dias. Até outubro de 2017, estava em 232,04 dias, demonstrando uma tendência de queda, mas ainda bem acima da meta regional.

Outras metas

Corregedor Paulo Pimenta em reunião com a juíza Lívia Gondim

O desembargador Paulo Pimenta parabenizou a juíza titular da VT de Mineiros, Lívia Fátima Gondim, e os servidores, na pessoa do diretor de secretaria Renato Rezende, pelo cumprimento parcial ou antecipado de cinco metas do CNJ. Quanto à Meta 1 (julgar o equivalente a 90% dos processos de conhecimento distribuídos no ano corrente), a VT de Mineiros alcançou o percentual de 117,29%, considerado um excelente resultado parcial. Na Meta 2 (julgar processos mais antigos), a unidade atingiu 107,71%, cumprindo antecipadamente a meta.

Em relação à conciliação, objeto de análise da Meta 3, a VT de Mineiros obteve índice de 61,44%, também considerado excelente. A unidade atingiu o resultado parcial de 102,20% na Meta 5 (impulsionar processos na fase executória) e cumpriu a Meta 6 (priorizar o julgamento das ações coletivas) com o alcance do percentual de 102,04%.

Por fim, o desembargador-corregedor demonstrou preocupação com a Meta 7 (priorizar o julgamento dos processos dos maiores litigantes), cujo percentual está em 44,92%. Paulo Pimenta exortou a juíza da unidade a seguir dispensando especial atenção a esses processos, visando o cumprimento desta meta pela Vara e pelo Tribunal neste exercício.

Advogados

Advogados de Mineiros participaram de reunião com o corregedor

Durante os trabalhos correicionais em Mineiros, o desembargador-corregedor recebeu a visita dos advogados Rogério Machado, presidente da Subseção da OAB de Mineiros, Maria José Cabral, Marinho Alves Filho, Alisson Vinicius Ramos, Milton César Batista, Kátia Silva, Frederico César Paglianini, Ana Carolina Rezende, Vasco Silva e Fabio Campos.

Os advogados apresentaram elogios, sugestões e críticas, visando ao aprimoramento da prestação jurisdicional, notadamente quanto à falta de mais servidores para atender ao balcão e impulsionamento dos processos. O desembargador-corregedor ponderou que o processo judicial eletrônico traz inúmeras facilidades para as partes e os advogados. Quanto a melhorias, ressaltou que as restrições decorrentes do grave contingenciamento orçamentário imposto a toda Justiça do Trabalho impede qualquer gasto neste exercício e nos seguintes.

Seção de Imprensa-CCS

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.