Correição aponta bom desempenho da VT de São Luís de Montes Belos e do Posto avançado de Iporá no cumprimento das metas do CNJ

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Desembargador Paulo Pimenta com a equipe da VT de São Luís de Montes Belos

A Vara do Trabalho de São Luís de Montes Belos cumpriu 6 das 7 metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no ano passado, desempenho considerado “muito bom” pelo desembargador-corregedor do TRT18, Paulo Pimenta, em correição realizada naquela Vara e no Posto Avançado de Iporá no último dia 21. Pelos resultados alcançados, a Vara de São Luís garantiu o Selo Prata, uma das categorias da premiação do Selo Metas CNJ 2017 – TRT 18ª Região, que acontecerá no auditório do Fórum Trabalhista na próxima sexta-feira (2/3).

O melhor resultado foi alcançado no cumprimento da Meta 1 (julgar o equivalente a 90% da quantidade de processos de conhecimento distribuídos em 2017), cujo percentual chegou a 123,8%, bem superior aos 102,74% registrados em 2016. Na prática, isso significa que a VT solucionou 186 processos a mais do que o total recebido no ano passado.

Na ata correicional, Paulo Pimenta destaca ainda a inexistência de pendências processuais acima do limite legal e o exíguo prazo para sentenciar, de apenas 9 dias no rito sumaríssimo. Isso, na avaliação do corregedor, realça o notório comprometimento e a operosidade dos magistrados que atuam na Vara, razão pela qual ele cumprimentou e enalteceu a atuação dos juízes Platon Teixeira de Azevedo Neto e Lucas Carvalho de Miranda Sá, titular e auxiliar, respectivamente.

Paulo Pimenta em reunião com o juiz Platon Neto e o chefe do posto avançado de Iporá, Gilberto Mendes

A correição também apurou o desempenho da VT e do Posto avançado em relação ao cumprimento das Metas do CNJ para o ano de 2018. Das sete metas, duas já foram cumpridas e outras três cumpridas no período analisado, que foi o mês de janeiro. O corregedor destacou a louvável iniciativa do juiz Platon Neto de criar a figura do gestor de metas na Vara do Trabalho de São Luís de Montes Belos e no Posto Avançado de Iporá, a cargo de servidores dessas unidades. O procedimento certamente contribuirá, no entendimento de Paulo Pimenta, para o acompanhamento e almejado atingimento de todas metas nacionais neste exercício.

Corregedor com a equipe do Posto de Iporá

Quanto às atividades da Secretaria da Vara e do Posto Avançado, o desembargador-corregedor constatou que elas estão sendo bem desempenhadas pela equipe de servidores, com regular impulsionamento dos processos e observância dos prazos legais. Paulo Pimenta parabenizou todos os servidores da VT, na pessoa do diretor César Augusto Lemos, e o chefe do posto, Gilberto Silva Mendes, pelo comprometimento e operosidade no desempenho de suas funções.

Visita de advogados

Durante os trabalhos correcionais realizados no Posto Avançado de Iporá o corregedor recebeu a visita dos advogados Rômulo Pereira da Costa e Rômulo Pereira da
Costa Filho, que elogiaram o cordial tratamento dispensado aos advogados pelos magistrados e servidores da unidade, destacando a eficiência dos serviços prestados.

Desembargador Paulo Pimenta e a advogada Thaís de Castro

Na VT de São Luís, o corregedor recebeu a visita da advogada Thaís Inácia de Castro, presidente da subseção da OAB daquele município. Ela elogiou o empenho, o esforço e a cordialidade dos magistrados e servidores da unidade. Todavia, a advogada fez algumas ponderações sobre a recomendação da Corregedoria quanto à necessidade de se proceder os depósitos judiciais na CEF, sugerindo que tal regra possa ser flexibilizada de acordo com as peculiaridades do caso.

O corregedor explicou que a flexibilização dos depósitos já é permitida, a critério do juiz, sendo certo que a regra é realmente o depósito na conta judicial.

Clique aqui e veja a ata correicional na íntegra.

Setor de Imprensa-CCS

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.