Coordenador Nacional do PJe-JT ouve sugestões de melhoria do sistema durante visita a Vara do Trabalho em Goiânia

Facebooktwitteryoutubeinstagram
IMG_2143-reduzida

Diretor da Corregedoria Regional do TRT18, Marcelo Marques, juíza Alciane Carvalho, coordenador nacional do PJe, juiz Fabiano Coelho, e os diretores de secretaria Felipe Rondon (VT Formosa) e Cleber Ferreira (11ª VT de Goiânia)

O coordenador nacional do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), juiz Fabiano Coelho, visitou a 11ª Vara do Trabalho de Goiânia na tarde de sexta-feira, 20/5, para ouvir propostas de melhorias no PJe que reflitam as necessidades dos usuários do sistema, em especial dos servidores que atuam em secretarias de varas. Também participaram da reunião o diretor da Corregedoria Regional do TRT18, Marcelo Marques, a juíza titular da Vara do Trabalho de Inhumas, Alciane Margarida de Carvalho, e os diretores de secretaria Cleber Pires Ferreira (11ª VT da capital) e Felipe Rondon da Rocha (VT de Formosa).

Fabiano Coelho explicou que a visita teve como objetivo dar oportunidade ao Tribunal, por meio da Corregedoria e dos servidores, de mostrar à Coordenação Nacional do PJe que problema se tem, dentro do sistema, em relação a cada demanda de melhoria. Ele lembrou que, como a Coordenação não lida com o processo judicial em si, mas especificamente com a parte tecnológica da ferramenta PJe, é importante esse tipo de visita para que os desenvolvedores do sistema tenham uma forma mais segura de definir o que fazer para melhorá-lo. “A nossa intenção é focar o usuário do PJe”, ressaltou.

O diretor da Corregedoria Regional, Marcelo Marques, acrescentou que a ideia da visita à 11ª VT de Goiânia está inserida numa proposta de desburocratizar as rotinas de trabalho dos usuários do PJe, criando facilidades e simplificando tarefas que permitam executar ações com menor tempo e, consequentemente, agilizando o andamento processual.

IMG_2141-reduzida

Diretor de secretaria Cleber Ferreira fez demonstração de tarefas no SAJ e no PJe

O diretor de Secretaria da 11ª VT, Cleber Ferreira, usou o computador para demonstrar a execução de algumas tarefas no PJe e também no Sistema de Administração Judicial (SAJ), já utilizado pelo TRT18 antes do PJe. Cleber explicou que algumas dessas tarefas demandam mais etapas e tempo no PJe do que no SAJ. Como exemplo, ele citou a anexação de documentos. O SAJ permite anexar vários deles em diferentes processos ao mesmo tempo, ao passo que no PJE os documentos têm de ser juntados processo por processo.

Ao fim da reunião, o juiz Fabiano Coelho lembrou que a Coordenação Nacional do PJe está iniciando um inventário do sistema junto aos 24 regionais trabalhistas. As ferramentas deles que se mostrarem boas e adequadas ao funcionamento do PJe tenderiam a ser nacionalizadas. “Seria uma forma de disponibilizarmos para todo o Brasil tudo aquilo que já existe de bom. Nesse sentido, o TRT18 é exemplo, com várias funcionalidades que foram desenvolvidas pela equipe de Tecnologia da Informação do Tribunal e que teriam um grande papel estratégico no PJe nacional”, enfatizou.

A juíza Alciane Carvalho e o servidor Felipe Rondon fazem parte de um grupo de negócios ligado à Coordenação Nacional do PJe e que, de acordo com o juiz Fabiano Coelho, tem como missão atuar como uma ponte entre o usuário da ferramenta e a equipe técnica que a desenvolve, transformando o desejo dos usuários em algo tecnicamente viável.

A versão 1.13 do PJe vai ser disponibilizada em agosto deste ano e deverá trazer, entre as novidades para os servidores, uma mudança na Aba de detalhe (conhecida pelos usuários como Bob Esponja). A juíza Alciane Carvalho explicou que, através dessa página de verificação das pendências no processo, será possível fazer lançamento de movimentos, retificação de autuação e outros cadastros com menos cliques no mouse, poupando tempo para o usuário.

Wendel Franco
Seção de Imprensa – DCSC

Ouça abaixo a notícia veiculada na Rádio Web TRT Goiás.

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.