Comissão de Sustentabilidade define cronograma de implantação das ações no TRT/GO

2013_11_08_reuniao_socioambiental_dg 003 tratada

Comissão de Logística Sustentável do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO)

Evitar o desperdício, reduzir gastos institucionais e incentivar a economia de recursos naturais. A partir desses princípios, a Comissão de Logística Sustentável do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) realizou um novo encontro na sexta-feira (8/11) para acertar o cronograma de implantação das ações.

Em fevereiro de 2014, tem início a primeira etapa envolvendo materiais de consumo. A ação de maior impacto é a que prevê a substituição dos copos descartáveis por copos de vidro pelo público interno, tanto nas unidades da capital quanto no interior de Goiás. A medida significará uma redução de 80% dos copos descartáveis adquiridos pelo Tribunal. Os 20% restantes são usados pelo público externo (advogados, trabalhadores e outros).

Segundo os integrantes da Comissão, a importância da implantação da ação vai além da preservação da natureza e alcança a saúde das pessoas. Isso porque os tradicionais copos de plástico usados no Brasil são fabricados com poliestireno, material feito a partir do estireno, um composto tóxico. Vários estudos indicam que o estireno pode causar câncer quando presente em alta concentração. Uma pesquisa realizada na UFMG mostrou que o estireno é liberado por líquidos quentes, quando colocados em copos descartáveis. A quantidade de estireno liberada aumenta de acordo com o tempo em que o líquido permanece no copo.

Além dessa ação, faz parte também do Plano de Logística Sustentável do TRT 18 iniciativas para redução do consumo de energia elétrica; coleta e reaproveitamento da água da chuva; aperfeiçoamento da coleta seletiva em todas as unidades do Tribunal; e adoção do Guia de Contratações Sustentáveis do CSJT nas licitações do Tribunal.

A Comissão de Logística Sustentável do TRT de Goiás é coordenada pelo diretor-geral, Ricardo Lucena, e composta pelos diretores Cássia Kafuri (Gestão Estratégica), Absayr Gonçalves (Material e Logística), Afrânio Honorato (Manutenção e Projetos), Humberto Ayres (Tecnologia da Informação), Lara Barros (Socioambiental), e do servidor Marconi Provazzi (Gestão de Pessoas).

Fonte: Setor de Responsabilidade Socioambiental

 Reunião Sustentabilidade-2

 

 

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.