Com mais de 3 mil processos em pauta, TRT-GO inicia mutirão de audiências na 3ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Juiz Israel Adourian, coordenador do Cejusc do TRT-GO

De hoje até a próxima sexta-feira, o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiás) participa da 3ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. O evento, promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, juntamente com os 24 TRTs do país, tem como objetivo finalizar de forma conciliatória processos que estão em tramitação, uma forma mais rápida e eficaz do que a via processual tradicional. A expectativa é que mais de 30 mil processos sejam resolvidos em uma semana de evento.

No TRT-GO, 3.256 processos foram incluídos na pauta da Semana da Conciliação. As audiências estão sendo realizadas no Fórum Trabalhista de Goiânia e nas Varas do Trabalho localizadas no interior de Goiás. Grandes empresas como o Itaú, a Caixa Econômica Federal, a Minerva Foods e o grupo Votorantim estão entre os litigantes que manifestaram interesse em negociar acordo com ex-empregados que são partes em processos na Justiça do Trabalho goiana.

De acordo com o juiz coordenador do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) do TRT-GO, Israel Adourian, dois juízes estão se revezando no auxílio aos mediadores de conflitos (ou conciliadores) e no atendimento às partes nas audiências realizadas no Cejusc, que fica no 2º andar do Fórum Trabalhista, no Setor Bueno, em Goiânia.

Partes aguardam chamada para audiência de conciliação no Cejusc

Empregados e empregadores que não tiveram seus processos incluídos previamente na pauta da Semana da Conciliação podem se dirigir ao Fórum Trabalhista que serão atendidos, desde que venham juntos e estejam dispostos a conciliar, garantiu o juiz Israel Adourian. O magistrado explicou que, durante a Semana da Conciliação, podem ser feitos acordos em processos em tramitação no primeiro, no segundo e no terceiro graus da Justiça do Trabalho e em processos que estejam nas fases de conhecimento e de execução.

Partes comemoram acordo no primeiro dia da Semana Nacional da Conciliação

Israel Adourian ressaltou que, nesta semana, todos os juízes do Trabalho de Goiás estão ainda mais empenhados em buscar soluções para ações trabalhistas por meio da conciliação. “Aqui no TRT-GO nós vestimos a camisa da conciliação e temos a convicção plena de que ela é a saída para o Brasil, para a empresa, para o trabalhador e também para a Justiça. O Conselho Superior da Justiça do Trabalho e o Tribunal Superior do Trabalho têm sido felizes nas campanhas em prol da conciliação”, destacou.

Este ano, o tema da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista é “Para que esperar, se você pode conciliar?”. As audiências em Goiânia serão interrompidas na quarta-feira, 24/5, devido ao feriado local de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira do município, e serão retomadas na quinta-feira, 25.

Wendel Franco
Seção de Imprensa-CCS

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.