Centro de conciliação ganha mais espaço e promete aumentar capacidade de realização de audiências

Glossário Jurídico

Sala de espera do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania vai ser dotada de monitores para chamadas de partes e advogados para as audiências

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania ganhará em breve uma nova estrutura física e de pessoal. A reforma e ampliação do espaço e das atividades, no segundo andar do Fórum Trabalhista, faz parte do Projeto de Reestruturação da unidade cujo objetivo é aumentar a sua capacidade de realização de audiências diárias (a estrutura antiga permitia a realização de apenas 12 audiências por unidade) e melhorar o seu índice de conciliação em cerca de 10%. A ideia é também reduzir o prazo para marcação de audiências das Varas que aderiram ao Centro para 15 dias no rito sumaríssimo e 25 dias no rito ordinário.

Segundo o gerente do projeto e secretário-geral judiciário, Marcos Antunes, as 18 Varas do Trabalho de Goiânia poderão realizar audiências em dois turnos no sentido de permitir a realização de pautas com número compatível com o volume processual da capital. Para isso, serão criadas duas Câmaras de Conciliação.

As obras de reforma e ampliação tiveram início no recesso forense e a inauguração da primeira etapa, que abrangerá a Câmara de Conciliação 1, deverá ocorrer no dia 23 de janeiro. A inauguração do restante da obra, câmara 2 e remanejamentos de layouts no 1º e 3º pavimentos, está prevista para 24 de fevereiro.

Segundo o presidente do TRT18, desembargador Aldon Taglialegna, a reestruturação do Centro vai permitir maior satisfação dos jurisdicionados e advogados, além de oferecer maior conforto e comodidade nas audiências, o que favorece a conciliação.

A nova estrutura vai manter a concepção original do Núcleo de 1º Grau, com salas divididas à meia altura, dotadas de vidros que permitam a visualização da posição ocupada pelo juiz condutor das audiências. O novo espaço, que compreenderá uma área de 336,00m², terá 19 salas de audiências, mais do que o dobro do espaço anterior que tinha oito salas. O ambiente de espera vai ser dotado de monitores para chamadas de partes e advogados para as audiências (pregão), bem como para a veiculação de material de divulgação das notícias e práticas conciliatórias.

Fabíola Villela – Seção de Imprensa/DCSC

Ouça abaixo a notícia da Rádio Web TRT Goiás:

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.