Campanha do TRT Goiás incentiva trabalho seguro no trânsito

Facebooktwitteryoutubeinstagram

DSC_0231O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) lançou na manhã desta segunda-feira, 17/3, a campanha Trabalho Seguro, voltada para o setor de transporte. O evento, que é uma parceria do Tribunal com o Sest/Senat, Setransp e Fetrasul, aconteceu no térreo do Fórum Trabalhista de Goiânia e reuniu mais de 100 pessoas, entre autoridades judiciárias, dirigentes de empresas de transporte e trabalhadores.

O TRT de Goiás escolheu o setor de transportes para a realização da campanha sobre trabalho seguro em razão do crescimento acentuado do número de acidentes tanto de pessoas diretamente envolvidas quanto de usuários nesse setor. Conforme dados do Sistema Único de Informações de Benefícios (SUIBE), só em 2013 ocorreram 108.418 acidentes de trajeto no Brasil.

DSC_0165A presidente do Tribunal, desembargadora Elza Silveira, agradeceu os parceiros da campanha e pediu aos motoristas de ônibus, caminhoneiros e motociclistas que obedeçam as normas de segurança no trânsito, que não ultrapassem sem segurança. Ela também lembrou que quem transporta passageiros deve ter mais cuidado ainda. “Lembrem-se de cada adesivo desse como se fosse seu filho dizendo: Papai, volte para casa vivo, dirija com cuidado.” Para o vice-presidente do Setranp, Décio Caetano, é um desafio oferecer transporte de qualidade para a população. “A campanha ficou muito interessante e acredito que vamos conseguir diminuir o número de acidentes no trânsito”, afirmou.

DSC_0152

Motorista Paulo Borges, da Transbrasiliana, recebe das mãos da presidente do TRT placa de homenagem pela sua participação na campanha.

Para a realização da campanha, três trabalhadores atuaram voluntariamente como garotos-propaganda, o motorista carreteiro da Transbrasiliana Paulo Roberto Borges, o motorista de ônibus da HP Gedeão Rodrigues e o mototaxista da Mega Logística Fernando Lopes. O motorista Gedeão Rodrigues, que trabalha na área de transportes desde 1987, disse que a campanha é um incentivo muito grande para todos os colegas, pois vai mostrar os cuidados que o motorista deve ter no trânsito. “O motorista não pode deixar o estresse tomar conta, pois é um trabalho que exige muito de nós”, resumiu. Para ele o maior problema no trânsito hoje é o uso do celular ao volante.

Motorista Gedeão Rodrigues recebe homenagem do TRT Goiás pela sua participação na campanha.

Motorista Gedeão Rodrigues, da HP Transportes, recebe homenagem do TRT Goiás pela sua participação na campanha.

Para Gedeão Rodrigues, da HP transportes, o que mais falta hoje nos motoristas é a responsabilidade. “Não adianta só saber dirigir, tem que botar na consciência que é um profissional. Não adianta correria, tem que respeitar a sinalização, a velocidade e a vida”, comentou.

A Campanha Trabalho Seguro já está sendo divulgada no transporte coletivo de Goiânia e região metropolitana. Cinco empresas de ônibus participam da iniciativa: Reunidas, Cootego, HP Transportes, Rápido Araguaia, que cobrem a região metropolitana, e a Transbrasiliana, que atua no perímetro interurbano. Duzentos e sessenta e dois ônibus serão plotados, sendo 112 na região metropolitana e 150 no perímetro interurbano.

DSC_0106Participaram da cerimônia de lançamento a presidente do TRT Goiás, desembargadora Elza Silveira, a procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho em Goiás, Janilda Guimarães de Lima, o procurador-geral do Estado de Goiás, Alexandre Eduardo Felipe Tocantis, o Vice Presidente do Sindicado das Empresas de Trasnporte Coletivo Urbano de Passageiro de Goiânia (Setransp), Décio Caetano, o presidente da Amatra 18, juiz Cléber Martins Sales e o conselheiro da OAB, Jorge Jungman. A campanha integra as ações do Programa do Trabalho Seguro desenvolvido pelo TST e CSJT.

 Lídia Neves
Núcleo de Comunicação Social
Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.