Câmara de Conciliação de Goiânia faz acordo em 50% de processos

Facebooktwitteryoutubeinstagram
Partes fazem acordo na Câmara de Conciliação de Goiânia

Partes fazem acordo na Câmara de Conciliação de Goiânia

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania divulgou dados sobre o número de processos que foram solucionados na Câmara de Conciliação de Goiânia. De todos os processos que chegaram para a conciliação no mês de abril, 50,3% foram solucionados por meio da conciliação. Seis Varas do Trabalho de Goiânia já aderiram ao programa e encaminham para o Centro os processos ajuizados para a realização da audiência inicial para tentativa de acordo.

A Câmara de Conciliação de Goiânia, inaugurada em outubro do ano passado, tem a atribuição de buscar a solução consensual dos conflitos trabalhistas e integra dois núcleos: um voltado à solução dos processos de 1º grau e outro para tratar de processos de 2º grau. O número de acordos obtidos pela Câmara vem crescendo mensalmente. Em fevereiro foi de 40%, em março, 45% e, em abril, a metade de processos foram resolvidos pela autocomposição. Desempenho comemorado pelo coordenador do Núcleo, o vice-presidente e corregedor Aldon Taglialegna,

Para o advogado Admilson José Diniz, a conciliação se torna benéfica por colocar fim ao conflito. As partes têm sua causa resolvida e o reclamante sabe quanto vai receber e a reclamada sabe quanto vai pagar. “Com a conciliação, os processos têm sido mais céleres, mais abreviados. E essa atitude do TRT sé vem beneficiar as empresas e os reclamantes porque põe fim ao conflito de forma mais imediata”, afirmou.

A Câmara de Conciliação de Goiânia fica no 2º andar do Fórum Trabalhista

A Câmara de Conciliação de Goiânia fica no 2º andar do Fórum Trabalhista

Já o advogado Renner Pereira Neves ressalta o importante papel que o advogado desempenha na conciliação, pois cabe a ele orientar o cliente da melhor maneira possível, informando sobre os direitos trabalhistas para que a parte não se sinta lesada na realização do acordo. “A conciliação é a melhor maneira de resolver os conflitos”, completou.

Os clientes dos dois advogados entraram em acordo na manhã desta quinta-feira, 15/5, no valor de R$ 3.540,00. A conciliação, relacionada a débitos trabalhistas, foi homologada pelo juiz Kleber Moreira Silva, da 16ª VT de Goiânia. Ambas as partes disseram estar satisfeitas com a negociação.

Conforme o secretário da Câmara Permanente de Conciliação, José Ludovico, a Câmara oferece a solução mais rápida para o litígio, além de desafogar as varas do trabalho. “Nós sempre trabalhamos com a satisfação dos jurisdicionados e não com porcentagens. Nós deixamos as partes tranquilas e conscientizamos das vantagens da conciliação”, explicou.

A Câmara de Conciliação de Goiânia fica no 2º andar do Fórum Trabalhista de Goiânia. Para mais informações: 3901-3397.

Lídia Neves
Núcleo de Comunicação Social
Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.