3ª Turma mantém indeferimento de bloqueio de cartões de crédito de sócios executados

Facebooktwitteryoutubeinstagram

A Terceira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-Goiás), por maioria, manteve o indeferimento do bloqueio de cartões de crédito de sócios em execução trabalhista. O relator, desembargador Mario Bottazzo, entendeu que a suspensão do uso de cartões de crédito não atinge os bens dos executados. Para ele, o crédito disponibilizado pelas instituições financeiras não integra o patrimônio dos executados. A decisão foi tomada no agravo de petição de uma trabalhadora em um processo em fase de execução que tramita na 10ª Vara do Trabalho de Goiânia. No recurso, a obreira argumentou que o Código de Processo Civil (CPC) prevê novas possibilidades de pagamento de créditos trabalhistas.

O relator ponderou, ao votar, que o inciso IV do artigo 139 do CPC, aplicável subsidiariamente ao direito processual do trabalho, dispõe que cabe ao juiz determinar as medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias necessárias para assegurar o cumprimento da ordem judicial, inclusive nas ações que tenham por objeto prestação pecuniária. No entanto, prosseguiu Bottazzo, a aplicação deste dispositivo deve observar os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal, além de atender aos fins sociais e às exigências do bem comum.

O desembargador considerou que a suspensão do uso dos cartões de créditos dos executados não os impede de comprar, já que eles podem realizar o pagamento por outros meios, em dinheiro ou mesmo utilizando cartões de crédito ou débito de outras pessoas. “Além disso, o fato de os executados terem cartões de créditos não significa que eles têm idoneidade financeira e são capazes de solver a dívida, já que o pagamento não é à vista e os executados podem parcelar ou simplesmente não pagar a fatura do cartão”, afirmou o relator ao negar provimento ao agravo.

Divergência

O desembargador Elvécio Moura dos Santos divergiu do relator por entender que o bloqueio de cartão de crédito dos executados pessoas físicas é uma medida excepcional, desde que tenham se esgotado os meios tradicionais de satisfação do débito, havendo indícios de que o devedor usa a blindagem patrimonial para sonegar o crédito ao exequente, como no caso dos autos.

Processo: 0011508-28.2016.5.18.0010

Cristina Carneiro
Setor de Imprensa/TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.