3ª Semana de Conciliação Trabalhista começa na próxima segunda, 22/5

Facebooktwitteryoutubeinstagram

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) vai realizar, entre os dias 22 e 26 de maio, a 3ª Semana Nacional de Conciliação Trabalhista. O evento acontecerá no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC), localizado no 2º andar do Fórum Trabalhista de Goiânia, e também em todas as varas do trabalho do interior. Foram incluídos na pauta de conciliação 3.256 processos.  Durante a semana, as partes terão à sua disposição mediadores de conflitos capacitados para auxiliar na conciliação de processos em andamento no 1º e no 2º grau de jurisdição.

Coordenada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), a Semana Nacional de Conciliação é um grande mutirão, realizado em todos os tribunais trabalhistas brasileiros, com o objetivo de promover uma agenda especial de audiências para garantir o maior número de acordos possíveis entre empresas e empregados. Este ano com o slogan “Para que esperar, se você pode conciliar?”, a intenção é conscientizar e estimular as empresas e trabalhadores a optarem pelo diálogo ao invés de uma ação judicial.

No TRT de Goiás, as Varas do Trabalho de Goiânia e do interior estarão envolvidas no projeto e poderão ser conciliados processos que estejam na fase de conhecimento ou execução, no primeiro e segundo graus. Em 2016, foram realizadas ao longo da Semana mais de 2600 audiências e foram homologados 1200 acordos trabalhistas, tendo sido arrecadados R$ 11 milhões para pagamento de dívidas trabalhistas. Em todo Brasil, foram realizadas quase 70 mil audiências e arrecadados mais de R$ 620 milhões para as partes.

Campanha de Conciliação

A solução de conflitos não precisa, necessariamente, passar por uma sentença judicial. A mediação e a conciliação são formas natas da Justiça do Trabalho e reconhecidas como formas rápidas e eficazes de resolverem embates por meio de acordo entre as partes litigantes. Com esse pensamento, o Tribunal e instituições parceiras vão promover ampla divulgação da campanha na mídia, em rádios, redes sociais, websites e outros meios de comunicação.

Ainda como parte da programação da Semana, o TRT de Goiás vai trazer à mesa de conciliação os maiores litigantes do Estado, com o objetivo de diminuir o número de processos dessas empresas e tornar a Justiça do Trabalho mais célere e eficiente. Qualquer empresa pode optar pela conciliação, independentemente do seu tamanho ou do número de processos existentes.

As inscrições para participar da Semana de Conciliação estão abertas e podem ser feitas pelo link Conciliação Virtual, localizado no site do Tribunal, pelos telefones do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania 62-3222-5028 e 62-3222-5386, ou pessoalmente na Vara do Trabalho em que tramita o processo do interessado em conciliar.

Lídia Neves/Seção de Imprensa-CCS

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.