2ª VT de Rio Verde alcança índice de 157,40% no cumprimento da Meta 1 do CNJ em 2017

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Equipe da 2ª VT de Rio Verde com o desembargador-corregedor Paulo Pimenta e com o diretor de Secretaria da Corregedoria Regional, Marcelo Marques

Considerado os meses de janeiro a julho deste ano, a 2ª Vara do Trabalho de Rio Verde vem obtendo um excelente resultado no cumprimento da Meta 1 do CNJ para 2017 (julgar o equivalente a 90% da quantidade de processos de conhecimento distribuídos no ano corrente), atingindo um índice de 157,40 %. A unidade já recebeu este ano 905 processos, tendo solucionado 1.282.

Em relação à Meta 2 (julgar processos mais antigos), a unidade possuía 1.656 processos distribuídos até 2015 pendentes de solução, dos quais 1.394 foram solucionados até o ano de 2016. No presente exercício, considerados os dados estatísticos até o mês de julho, a unidade solucionou mais 213 processos, atingindo, para fins de cumprimento da meta em exame, o percentual de 107,82%.

Quanto à Meta 3 (aumentar os casos solucionados por conciliação), em 2016, o índice de acordos foi de 54,38%, acima da média aferida para o Foro Trabalhista de Rio Verde, que foi de 51,27%, ao passo que, até o mês de julho deste ano, o índice de conciliação foi de 49,21%. O desembargador-corregedor, Paulo Pimenta, reconheceu que a situação econômica vivenciada pelo País atualmente não revela um cenário favorável para o incremento das conciliações. No entanto, encareceu ao juízes atuantes na unidade que continuem envidando os esforços necessários para a pacificação dos conflitos submetidos à sua apreciação, aumentando o índice de conciliação em, pelo menos, 2% em relação ao biênio 2013/2014, visando o cumprimento desta meta pela unidade e pelo Tribunal, neste exercício.

Paulo Pimenta em conversa com os juízes da 2ª VT de Rio Verde

A 2ª VT de Rio de Verde também vem obtendo sucesso no cumprimento das Metas 5, 6 e 7, recebendo assim os elogios do desembargador-corregedor. Referente à Meta 5 (baixar 90% do total de casos novos de execução do ano corrente), foram iniciadas, até julho de 2017, 424 execuções na unidade, tendo sido baixadas, no mesmo período, 396 execuções, o que corresponde, para fins de cumprimento da meta em exame, ao percentual de 103,77%. Na Meta 6 (priorizar o julgamento das ações coletivas), a unidade alcançou percentual de 100%. Quanto à Meta 7 (priorizar o julgamento dos processos dos maiores litigantes), o índice foi de 146,13% no período analisado.

Na correição ordinária foi observado que, apesar do prazo médio de duração dos processos no rito ordinário ainda estar acima da média da Região e das demais Varas do Trabalho com movimentação processual similar, percebe-se o comprometimento dos magistrados que ali atuam no sentido de debelar esse indesejável elastecimento, com significativa redução desse prazo desde a execução do Plano de Ação elaborado no início de 2016.

Durante os trabalhos correcionais, o desembargador-corregedor recebeu a visita dos advogados Eduardo do Prado Lôbo, (presidente da Subseção da OAB de Rio Verde), Orivaldo Guimarães e Roberta Braga. Na oportunidade, os advogados manifestaram reconhecimento dos que atuam na Vara do Trabalho quanto ao empenho dos magistrados titular e auxiliar e os servidores da Secretaria, na solução e andamento dos processos, bem como pela presteza e cordialidade dispensada no atendimento ao público em geral. Na ocasião, reivindicaram providências visando a redução do prazo médio da entrega da prestação jurisdicional nos processos submetidos ao rito ordinário, prazo este comprometido, segundo eles, pelo longo tempo de espera para realização das audiências de instrução. O desembargador-corregedor disse acreditar que até o final deste exercício a Vara terá adequado os seus prazos médios dentro da meta estabelecida pela Corregedoria Regional, que é de no máximo 90 dias para o rito sumaríssimo e 180 dias para o rito ordinário.

Por fim, Paulo Pimenta registrou os cumprimentos aos juízes Daniel Branquinho e Marcela Schütz, titular e auxiliar, respectivamente, bem como à diretora de Secretaria, Mirian Polini, pelo bom ambiente de trabalho, evidenciado na satisfação dos servidores dessa unidade por integrá-la, revelada no contato individual mantido com todos e que, certamente, decorre da capacidade de liderança de seus gestores.

Seção de Imprensa-CCS

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.