Neymar Jr. faz campanha contra o Trabalho Infantil em parceria com a Justiça do Trabalho

Facebooktwitteryoutubeinstagram

O jogador Neymar Jr. é o protagonista da campanha contra o trabalho infantil da Justiça do Trabalho. Em vídeo divulgado nas redes sociais nesta segunda-feira (8), o jogador alerta para os riscos do trabalho precoce e destaca que criança tem que estudar, brincar e praticar esportes.

A campanha é resultado de parceria entre o Instituto Projeto Neymar Jr. e o Tribunal Superior do Trabalho (TST), e tem como objetivo mobilizar a sociedade visando à erradicação do trabalho de crianças e adolescentes, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho.

O vídeo gravado por Neymar foi legendado, e as peças produzidas incluem banner e cartazes em versões em inglês e português, disponíveis para download no site do TST (clique aqui para o download).

No mundo, 120 milhões de crianças trabalham e 85,3 milhões delas em ambientes perigosos ou nocivos a saúde e a segurança.  No Brasil, o alerta maior é contra o trabalho infantil doméstico, que atinge 258 mil crianças. Pela lei, este tipo de trabalho só é permitido aos 18 anos.

Além do trabalho doméstico, são consideradas como as “piores formas de trabalho infantil” o trabalho no plantio, colheita e beneficiamento do fumo, sisal e algodão; o trabalho que envolva manuseio ou contato com agrotóxicos e defensivos agrícolas; o trabalho em tecelagens e o trabalho na produção de carvão vegetal.

Programa de Combate ao Trabalho Infantil
Instituído em 2013, o  Programa de Combate ao Trabalho Infantil no âmbito da Justiça do Trabalho tem como objetivo desenvolver, em caráter permanente, ações em prol da erradicação do trabalho infantil no Brasil e da adequada profissionalização do adolescente.

Um dos objetivos do Programa é informar e conscientizar magistrados, servidores, advogados e a sociedade sobre a situação do trabalho infantil, estimulando adoção de práticas cotidianas, nas atuações profissionais e cidadã, que visem à denúncia, o combate e a eliminação do problema.

Instituto Neymar Jr.
O Instituto Projeto Neymar Jr., associação privada sem fins lucrativos, dedicada às causas sociais, é o principal parceiro da campanha contra o trabalho infantil neste ano.

O complexo educacional e esportivo do Instituto, no Jardim Glória, em Praia Grande (SP), tem 8.400 metros quadrados e atenderá, quando estiver em funcionamento pleno, 2.300 crianças, dos sete aos 14 anos. Os responsáveis pelas crianças também serão atendidos, o que totalizará um alcance inicial de 10 mil pessoas. O Instituto foi construído com recursos próprios e patrocínios privados.

Para a concretização das ações, Neymar Jr. não cobrou cachê porque acredita que um mundo melhor se faz com crianças com tempo para brincar e estudar.

Fonte: TST (Taciana Giesel/CF)

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.