Mobilidade urbana e vida saudável são tema da 5ª Semana de Responsabilidade Socioambiental do TRT18

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Na busca por novas formas sustentáveis de viver e atuar no mundo, o TRT da 18ª Região realiza sua 5ª Semana de Responsabilidade Socioambiental, nos dias 22 e 23/5 no segundo andar do Fórum Trabalhista de Goiânia. Aberto a toda a comunidade, o evento este ano abordará dois eixos principais: mobilidade urbana e vida saudável, por meio de estandes, oficinas, mostra de produtos e troca de informações com especialistas. Integra também a Semana o lançamento da exposição de colagens da artista Isadora Vilela.

Compostagem – Duas oficinas serão oferecidas aos servidores e magistrados, com 20 vagas cada. A primeira ensinará aos participantes os princípios básicos da compostagem doméstica, que pode ser feita até em apartamento. Serão mostrados todos os detalhes do processo e as vantagens ambientais dessa forma de tratamento do lixo. Ao final do curso, será sorteado um kit de compostagem tamanho médio completo, com 200 minhocas. A oficina de compostagem será ofertada no dia 22/5, terça-feira, das 14h às 15h.

Horta em casa – O processo de montagem de uma horta doméstica será o tema da segunda oficina, que ocorrerá no dia 23/5, quarta-feira, das 10h às 11h. Será ensinado como planejar a horta para os diferentes espaços, levando em consideração o acesso ao local, iluminação, vento, entre outras variantes. Os participantes terão a oportunidade de colocar a mão na massa, sendo agraciados com uma mudinha ao final do curso. A oficina de horta doméstica ocorrerá no dia 23, das 10h às 11h.

As oficinas serão oferecidas pela associação Casa das Minhocas. As inscrições devem ser feitas pelo link https://goo.gl/forms/9WY5zYNQIQHiyd313 até o dia 18 de maio.

Mobilidade urbana – Outro ponto alto do evento será a homenagem que o Tribunal fará aos servidores que vêm a pé ou de bicicleta para o trabalho, contribuindo para uma mobilidade urbana sustentável. Serão agraciados cerca de sessenta servidores, conforme apurado em enquete realizada na intranet no mês de abril deste ano. A homenagem ocorrerá na solenidade de abertura da Semana, às 10 horas do dia 22/5, no segundo andar do Fórum Trabalhista de Goiânia, quando serão também servidos picolés de frutas típicas do Cerrado, além de um lanche natural.

Na oportunidade, será também firmada a parceria entre o TRT e a Universidade Estadual de Goiás – UEG para a realização da pesquisa “Desafio Intermodal”, um projeto ousado em que pesquisadores chamados “desafiantes” realizarão o mesmo trajeto, saindo do Fórum Trabalhista de Goiânia em cinco diferentes meios: carro, ônibus, a pé, bicicleta e moto. Diversas variantes serão avaliadas durante o percurso, como níveis de poluição, periculosidade no trânsito, tempo, entre outras.

Feira de orgânicos – A Associação Agroecológica Vale Vivo, com sede em Terezópolis de Goiás, estará presente na 5ª Semana de Responsabilidade Socioambiental apresentando seu importante trabalho no desenvolvimento de alimentos orgânicos. A agricultura orgânica ou biológica vem crescendo no Estado e sua contribuição para o meio ambiente é enorme uma vez que não permite o uso de produtos sintéticos como adubos químicos e agrotóxicos, extremamente prejudiciais à saúde humana.

Fonte: Lara Nercessian/Setor de Responsabilidade Socioambiental

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.