Justiça do Trabalho de Rio Verde Comemora 30 anos de instalação

Facebooktwitteryoutubeinstagram

A Justiça do Trabalho de Rio Verde realiza no próximo dia 1º de dezembro, às 18 horas, uma cerimônia em que comemora 30 anos de instalação da então Junta de Conciliação e Julgamento de Rio Verde que começou a funcionar no dia 24 de novembro de 1987. Na ocasião, serão prestadas várias homenagens a pessoas que contribuíram para a qualidade dos serviços prestados pela Justiça do Trabalho local, entre servidores, advogados e representantes de trabalhadores e empregadores.

História

Atual equipe da Justiça do Trabalho em Rio Verde

A justiça do trabalho de Rio Verde foi instalada inicialmente em uma casa bastante simples e pequena, localizada próxima ao centro da cidade, na Rua Senador Pacheco. Depois, mudou-se para um prédio mais confortável, de dois pavimentos, situado na Rua Costa Gomes, no Bairro Marconal. Foi transferida para a Avenida Presidente Vargas, no Centro, na parte superior do prédio que abriga a Agência do Banco do Brasil, sendo todos estes imóveis alugados.

Finamente, em 22 de janeiro de 1999, foi inaugurada a sede própria da então única Vara do Trabalho de Rio Verde. O terreno, doado naquela época pela Prefeitura local, possui 3.000 m2, o que tornou possível construir posteriormente, no ano de 2005, o prédio do Foro Trabalhista local.

Em 23 de novembro de 2007, foi comemorado 20 anos da Justiça do trabalho, ocasião que já contava com duas Varas, sendo o Juiz Ronei Carlos Bento de Souza, titular da 2ª Vara do Trabalho.

A 3ª VT de Rio Verde foi inaugurada em 23 de novembro de 2012, 25 anos após a instalação da 1ª JCJ, tendo sido inaugurada pelo Presidente do TRT18, desembargador Mário Sérgio Bottazzo.

A 4ª VT de Rio Verde foi inaugurada em 1º de agosto de 2014. A nova unidade foi criada a partir da transformação da VT de Iporá em Posto Avançado, que está hoje vinculado à Vara do Trabalho de São Luís de Montes Belos. O objetivo foi adequar a estrutura existente à demanda processual de algumas regiões do Estado, que têm vivenciado aumento expressivo no ingresso de novas ações, como é o caso de Rio Verde.

Demanda processual

A Justiça do Trabalho de Rio Verde, além do próprio município, possui jurisdição sobre os municípios de Acreúna, Castelândia, Maurilândia, Montividiu, Porteirão, Santa Helena de Goiás, Santo Antônio da Barra e Turvelândia. Só em 2016, as quatro varas receberam no total 7.050 ações e solucionaram 9.016 processos. Em 2017, até novembro, foram ajuizadas 5.287 ações e solucionados 6.564 processos.

O Município de Rio Verde é um importante polo industrial e de atração de investimentos e um dos maiores produtores de grãos do Estado. Possui também um comércio forte e competitivo, conjunto que gera empregos diretos e indiretos juntamente com as indústrias instaladas e em instalação.

Autoridades que serão homenageadas na ocasião:

Sebastião Bomtempo de Paula, servidor considerado como amigo de todos os colegas; Geraldo César da Silva, 1° diretor da Justiça do Trabalho de Rio Verde; Dorvalino Eugênio, prestador de serviço há mais tempo na Justiça do Trabalho de Rio Verde; Tereza Aparecida Vieira Barros, advogada mais atuante por patrocínio de causa dos reclamantes; Clodoveu Rodrigues Cardoso, advogado mais atuante por patrocínio de causas pelo reclamados; homenagem póstuma a servidora Carem Backes; Neide Terezinha Resende da Cunha, juíza aposentada; Wilson Maciel Júnior, 1º juiz Classista representante dos empregadores; Sebastião Gonzaga, 1º juiz classista representante dos trabalhadores; Cleonice Aparecida Mota, representante feminina da advocacia trabalhista de Rio Verde; Pericles Emrich Campos, representante masculino da advocacia trabalhista e Maria Cecília Bonvechio Terossi, membro da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-GO  Seccional e Danilo Machado Brito , pela eficiência no desempenho do programa BACEN, empresa BRF, homenageada por ser a maior geradora de emprego na região.

Ivani Ribeiro – Seção de Imprensa/CCS

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.