Juiz Guilherme Feliciano ministra curso sobre Direito Penal e Processual aplicados à Justiça do Trabalho

Glossário Jurídico
Juiz Guilherme Feliciano, titular da 1ª VT de Taubaté, São Paulo

Juiz Guilherme Feliciano, titular da 1ª VT de Taubaté, São Paulo

O TRT Goiás, por meio da Escola Judicial, promove nesta sexta-feira, 26/9, o curso sobre Direito Penal e Processual aplicados à Justiça do Trabalho, com a duração de 6 horas. O curso, que acontece no auditório do Fórum Trabalhista de Goiânia, é destinado a magistrados e servidores do Tribunal. O objetivo é promover o estudo dos impactos provenientes da aplicação do Direito Penal e Processual na Justiça do Trabalho, além de desenvolver habilidades pertinentes à aplicação prática de tais conteúdos.

O conteúdo programático do curso contempla temas como “O juiz do trabalho e a dimensão jurídico-penal: prolegômenos”; “As funções penais periféricas da Magistratura do Trabalho, art. 40 CPP, prisão em flagrante delito”, “Competência penal da Justiça do Trabalho” e “O Direito Penal do Trabalho. Dos crimes em espécie. Trabalho escravo. Prostituição infanto-juvenil”.

Imagem 017O palestrante do curso, Guilherme Guimarães Feliciano, é juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Taubaté/SP. Ele é doutor em Direito Penal e Livre-Docente em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Na abertura do curso, ele esclareceu que o papel do juiz do Trabalho é fundamental naquilo que se apresentar no dia a dia da VT em matéria criminal, o que segundo ele não é raro, e tem alguns tribunais em que casos de crimes nas audiências é recorrente. “O juiz tem que ter sangue frio e ter conhecimento do que deve ser feito quando ocorrer crimes na audiência”, afirmou. Ele também destacou a importância da PEC 327/2009, em trâmite no Congresso Nacional, que dispõe sobre a atribuição de competência penal à Justiça do Trabalho. “Assim teremos recuperado a dignidade que nos foi tirada ao longo dos anos”, comentou.

Lídia Neves 
Núcleo de Comunicação Social
Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Escola Judicial, Notícias e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.