Livro TRT-18 26 anos

O desembargador Aldon Taglialegna entrega à ministra Dora Maria da Costa o livro que conta a história dos 26 anos da 18ª Região

O lançamento do livro “TRT-18 26 anos” foi realizado pelo então Desembargador-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, Aldon Taglialegna, na ocasião da posse da administração do Biênio 2017-2019, no dia 3 de fevereiro de 2017. O livro conta os fatos mais marcantes da história do Regional Trabalhista goiano, desde sua instalação, em 30 de novembro de 1990, quando passou a funcionar em prédio antes ocupado pela Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), no Setor Marista. A publicação faz, ainda, uma introdução contando a história da própria Justiça do Trabalho – no Brasil e, mais especificadamente, em Goiás – remontando-se até à época em que existiam, no Estado, as Juntas de Conciliação e Julgamento, vinculadas ao Poder Executivo, exercendo a jurisdição trabalhista.

A capa do livro mostra as linhas de contorno de uma das construções mais emblemáticas da capital goiana, o Monumento Às Três Raças, na Praça Cívica

De início, o leitor pode conferir, após os agradecimentos e a apresentação, os capítulos “A Ideia” – redigido pela magistrada Marilda Jungmann; “A história da Justiça do Trabalho no Brasil”; “A criação da Justiça do Trabalho em Goiás”; e finalmente o capítulo “Instalação do TRT da 18ª Região”. 

Na sequência, o livro conta os fatos de forma cronológica, subdivididos essencialmente nos treze biênios, treze administrações ao longo de seus primeiros 26 anos de instalação. Há fatos curiosos, como a disponibilização pelo Tribunal de serviço de protocolamento de petições por meio de drive-thru, em 2000, e exemplos de ações de utilidade pública, como a realização do programa “Justiça do Trabalho na comunidade”, no mesmo ano 2000.

Exemplares da edição encontram-se disponibilizados para consulta na Biblioteca do TRT-18, no 1º andar do Fórum Trabalhista de Goiânia. É possível acessar, ainda, a versão digital do livro clicando no link a seguir: Livro TRT-18 26 anos.

Desejamos a todos uma boa leitura!

Lídia Barros Nercessian
Coordenadoria de Comunicação Social

Os comentários estão encerrados.