Iniciado mutirão de negociação trabalhista no TRT de Goiás

Glossário Jurídico

IMG_0625 (Copy)A segunda-feira (13/6) começou com dezenas de audiências de conciliação na abertura da 2ª Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, que acontece durante esta semana no TRT de Goiás. O coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, juiz Israel Adourian, logo pela manhã já concedeu entrevista para as rádios CBN, Paz FM e RBC e também para a rede PUC TV, em que reforçou o convite à sociedade para buscar a pacificação nos processos trabalhistas por meio da conciliação. Ele informou que as partes que ainda não conseguiram agendar audiência, podem fazê-lo pelo portal do TRT na internet, e que também há a opção de o empregador ou empresário procurar a outra parte, fazer o acordo, e comparecer ao Tribunal para seja feita a homologação por um juiz.

IMG_2512 (Copy)O juiz Israel Adourian ressaltou que a meta é aumentar o número de conciliações em relação à Semana de Conciliação do ano passado, que foi de 55%. “Esse ano nós mudamos até o ambiente, com clima de festa junina, para favorecer a comunicação entre as partes para conversarem de forma conciliatória”, explicou. Ele ressaltou que os conciliadores são apenas facilitadores para que as partes consigam chegar a uma solução. “Estamos na era da cidadania, de um empoderamento das partes e advogados. Acreditamos que essa é a melhor justiça, a que é feita pelas partes”, destacou. Ele também comentou que na conciliação todos ganham, o trabalhador que já sabe o valor e o dia que vai receber, a empresa que tem um processo a menos e ainda pode parcelar a dívida junto ao trabalhador, e a Justiça do Trabalho, que diminui seu estoque de processos.

IMG_2521 (Copy)

As partes saíram satisfeitas com acordo trabalhista na manhã desta segunda-feira (13/6)

A 15ª VT de Goiânia, por exemplo, conseguiu acordo em todas as audiências realizadas pela manhã. Uma das audiências durou mais de uma hora, mas ao fim as partes saíram satisfeitas. A advogada da empresa, que atua no ramo de torrefação de café, Rosângela Ferreira, atribuiu o acordo ao conciliador da VT, o servidor José Ronaldo Caldeira. “Eu acredito que 80% desse acordo se deu em virtude da persistência e estratégia do conciliador da 15ª VT. Se não fosse por ele o acordo não teria sido realizado”, ressaltou destacando que o processo tinha sido protocolado há apenas 20 dias. A advogada da reclamante, Pauliane Godoi, que também atua na justiça trabalhista, afirmou que sempre tem conseguido bons acordos no Tribunal. “A semana de conciliação ajuda bastante e nós já chegamos aqui com os ânimos preparados para conciliar. O acordo sempre é o melhor caminho”, afirmou.

As audiências da 2ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista estão sendo realizadas no primeiro e segundo andares do Fórum Trabalhista de Goiânia e também em todas as varas do trabalho do interior. O número estimado de processos que entrarão em pauta durante a semana é de cerca e 1400, apenas no espaço destinado à Semana de Conciliação. Este ano, o TST também remeteu ao TRT de Goiás 600 processos que tramitam no 3º grau de jurisdição para serem incluídos na pauta de conciliação do regional goiano.

A campanha é promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e tem a participação dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho. A primeira edição da Semana Nacional de Conciliação Trabalhista foi realizada em 2015 e alcançou R$ 446 milhões em acordos homologados em todo país. Em Goiás, foram incluídos em pauta 1.485 processos, tendo sido homologados 815 acordos.

Lídia Neves – Seção de Imprensa/DCSC

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.