TRT de Goiás recebe o Selo de Ouro Justiça em Números do Conselho Nacional de Justiça

Facebooktwitteryoutubeinstagram

selo justiça em numeros 2015O TRT de Goiás foi agraciado com o prêmio Selo de Ouro Justiça em Números, um reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aos tribunais que investem na excelência da gestão da informação no programa Justiça em Números. O prêmio foi recebido em solenidade prestigiada pelo presidente do Tribunal, desembargador Aldon Taglialegna, e pelo diretor da Secretaria de Gestão Estratégica, Álvaro Resende, realizada na noite dessa terça-feira (24/11) em Brasília, durante o 9º Encontro Nacional do Poder Judiciário, um dos mais importantes eventos anuais da Justiça brasileira.

No total, 56 tribunais receberam a premiação distribuída nas categorias Diamante, Ouro, Prata e Bronze. Além do TRT18, outros seis tribunais regionais trabalhistas também receberam o selo de ouro. São considerados tribunais com nível de excelência na gestão da informação aqueles capazes de extrair dados analíticos de todas as unidades judiciárias em sistemas padronizados de acordo com as regras das Tabelas Processuais Unificadas (Resolução nº 46/2007) e do Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI) do CNJ. Pela primeira vez, a premiação também considerou o nível de implantação dos processos eletrônicos nos tribunais.

O secretário-geral do CNJ, Fabrício Bittencourt, destacou que a grande contribuição do Selo Justiça em Números para a população é o uso dos dados estatísticos como insumo para a gestão judiciária. “Se há dez anos pouco se sabia em termos concretos sobre os reais desafios do Judiciário, hoje é possível identificar e reconhecer os grandes avanços quanto à produção, sistematização e divulgação de dados quantitativos e qualitativos referentes ao Poder Judiciário”, salientou.

9º Encontro Nacional do Poder Judiciário

9º Encontro Nacional do Poder Judiciário

O presidente do TRT de Goiás, desembargador Aldon Taglialegna, agradeceu ao diretor da Secretaria de Gestão Estratégica, Álvaro Resende, e sua equipe, e a todos os gestores do TRT18 que contribuíram para que o Tribunal recebesse esse reconhecimento pelo seu trabalho de aprimoramento do planejamento da Justiça do Trabalho em Goiás.

Selo Justiça em Números

O Selo Justiça em Números foi criado em outubro de 2013 para fomentar a qualidade dos dados estatísticos do Judiciário, sobretudo referentes ao Relatório Justiça em Números. A ideia é aprimorar a coleta e sistematização dos dados para garantir informações e indicadores confiáveis para a tomada de decisões no processo de planejamento e gestão estratégicos, além de aumentar o acesso público a esses dados.

A concessão do Selo considera o encaminhamento adequado das informações, com atenção aos prazos e à consistência dos dados, assim como o nível de informatização do tribunal, uso de relatórios estatísticos para o planejamento estratégico e cumprimento de resoluções do CNJ alinhadas à gestão da informação. Os relatórios dos tribunais brasileiros participantes foram analisados por uma comissão avaliadora composta pela Comissão de Gestão Estratégica, Estatística e Orçamento do CNJ e pela diretora executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ).

Lídia Neves/Seção de Imprensa (com informações da Agência CNJ de Notícias)

Ouça abaixo a notícia veiculada na Rádio TRT Goiás.

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Gestão Estratégica/Estatística, Notícias e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.