TRT cria ferramenta para acompanhamento diário do orçamento da Justiça do Trabalho

Facebooktwitteryoutubeinstagram

iStock_000033368564_LargeA Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) está desenvolvendo, em parceria com a Secretaria de Orçamento e Finanças (SOF) e a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (STIC), uma ferramenta que permitirá à Diretoria-Geral o acompanhamento periódico da execução do orçamento da 18ª Região.

Diante do contexto atual de instabilidade financeira que tem afetado inclusive os órgãos da Administração Pública Federal, e que tem sido agravado por cortes frequentes no orçamento, o TRT18 percebeu a necessidade de criar um instrumento que pudesse permitir à Administração o acompanhamento preciso da execução do orçamento, com a previsão de gastos futuros e de saldo remanescente em caixa.

Segundo o gerente do projeto, Diogo Aguiar, da SGE, a ideia é que a ferramenta possa criar quadros comparativos da dotação orçamentária com a projeção das despejas. “Isso possibilitaria a utilização do orçamento com maior efetividade e evitaria as chamadas “sobras” no fim do ano, já que teríamos tempo para adequar e realocar os recursos financeiros existentes”, afirmou.

Ele explicou, ainda, que a ferramenta vai permitir ao ordenador de despesas, o Diretor-Geral, acompanhar diariamente tudo o que está sendo gasto pelo Tribunal, por meio de tabelas e elementos gráficos que permitam uma visualização mais fácil e prática dos dados apresentados.

Na prática, a ferramenta vai tornar as informações geradas pelo novo Sistema Integrado de Gestão Orçamentária (SIGEO) mais simples de serem interpretadas.

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Gestão Estratégica/Estatística e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.