SMProj começa a rodar programa de manutenção utilizado por grandes empresas da iniciativa privada

Facebooktwitteryoutubeinstagram

A Secretaria de Manutenção e Projetos (SMProj) começou a implementar o programa Total Productive Maintenance (TPM), que em português significa Manutenção Produtiva Total,  já largamente utilizado por grandes empresas da iniciativa privada com a finalidade de eliminação de perdas, redução de paradas, diminuição de custos e garantia da qualidade dos serviços e produtos.

Segundo o engenheiro eletricista Paulo Henrique Lima, que fez a apresentação do funcionamento do sistema ao presidente do TRT, o TPM é uma tecnologia administrativa japonesa que propõe uma filosofia gerencial que atua de forma organizacional no comportamento das pessoas, de como elas tratam os problemas relacionados ao processo de funcionamento da organização, pois gera um comprometimento dos colaboradores que se sentem parte integrante do processo.

No caso do TRT da 18ª Região, o TPM está sendo construído tendo como base seis pilares de atuação: manutenção de melhoria, manutenção predial, manutenção preventiva, manutenção preditiva, gestão de materiais e gestão administrativa. Paulo Henrique comentou que consertar o que está quebrado é o mínimo que se deve fazer e informou que quando mais o TRT avançar na implantação do sistema menores serão os gastos com a manutenção corretiva. Para ele, o certo é colocar os equipamentos e as instalações prediais em condição ideal de funcionamento para evitar desgastes desnecessários ou interrupções. “Às vezes só a falta de apertar um parafuso pode aumentar a vibração e causar o superaquecimento de um motor”, exemplificou.

A diretora da SMProj, Cássia Kafuri, informou que o programa será inicialmente implantado em Goiânia. Já para as unidades do interior, foi estabelecido cronograma de vistoria para que os engenheiros identifiquem necessidades de manutenção para posterior início dos processos de contratação de serviços de reparos demandados.

O desembargador Breno Medeiros parabenizou a iniciativa e disse que o projeto tem tudo a ver com gestão de risco que está sendo recomendada pelo Tribunal de Contas da União. Ele ressaltou que a iniciativa vem ao encontro do compromisso assumido em sua gestão de oferecer condições adequadas para que magistrados e servidores possam exercer as respectivas atividades laborais, o que resulta em economia para o erário. “Se a pessoa ficar pensando se vai ter ar condicionado funcionando, computador e energia ao invés de pensar no trabalho, você perde energia e esforço”, comentou.

O presidente destacou que uma forma sistematizada de controle e verificação de desgastes de materiais e equipamentos evitará que o Tribunal seja administrado por “achismo”. Por fim agradeceu a equipe da SMProj não só pela inovação na área com a implantação do TPM mas também pela equipe ter conseguido regularizar a energia estabilizada tanto no Fórum quanto na sede do TRT, inciativa também informada na reunião.

Conheça os seis pilares do TPM/TRT

Manutenção de Melhoria – Melhor utilização dos recursos.
Manutenção Predial – Conserta o que está quebrado.
Manutenção Preventiva – São os trabalhos de limpeza, lubrificação e ajustes para colocar o equipamento em condições ideais de funcionamento. Identifica a falha antes que o equipamento sofra interrupção em seu funcionamento.
Manutenção Preditiva – Tenta enxergar os equipamentos que podem apresentar algum problema futuro.
Gestão de Materiais – Garante materiais para pronta reposição.
Gestão Administrativa – Realização de treinamentos e motivação das equipes que trabalham com manutenção.

Márcia Bueno
Seção de Imprensa – CCS

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Gestão Estratégica/Estatística, Notícias e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.