Pleno define objetivos estratégicos para a Justiça do Trabalho goiana

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Buscar a excelência no atendimento ao cidadão e fortalecer a imagem institucional da Justiça do Trabalho são alguns dos compromissos assumidos pelo Tribunal Regional do Trabalho da 18ª. Região (Goiás) quinta-feira, 11/10, quanto o Tribunal Pleno, durante sessão administrativa, aprovou treze objetivos estratégicos para a 18ª Região para os próximos anos.

Os objetivos estabelecidos pelo Regional contemplam a qualidade do atendimento à sociedade, a responsabilidade socioambiental, o aprimoramento do ambiente interno com vistas ao favorecimento do bem-estar de magistrados e servidores, a formação e o aperfeiçoamento e, ainda, o gerenciamento de recursos financeiros visando boa adequação da estrutura física e tecnológica.

A transparência na gestão de recursos, bem como a melhoria dos trâmites processuais e administrativos também estão incluídos entre as finalidades da 18ª. Região. Na mesma sessão, os desembargadores aprovaram o mapa estratégico. A redefinição dos objetivos e do mapa estratégico faz pare do processo de revisão do planejamento estratégico da Corte, iniciado em fevereiro deste ano. Até o momento, o Pleno, a partir de ampla discussão com magistrados e servidores, já havia aprovado a missão, visão e valores do Tribunal.

Agora, um novo ciclo de debates será iniciado. Nos dia 26 de outubro, desembargadores, juízes e diretores de unidades se reunirão no intuito de fazer a revisão das metas e dos indicadores que integrarão o planejamento estratégico do TRT de Goiás.

Descrição dos objetivos estratégicos:

1- Fortalecer a imagem institucional da Justiça do Trabalho
Ampliar a visibilidade da atuação da Justiça do Trabalho com foco no fortalecimento da sua credibilidade.

2-Buscar a satisfação dos cidadãos usuários com a entrega da prestação jurisdicional e com os serviços prestados pela Justiça do Trabalho
Assegurar a satisfação dos cidadãos usuários com os serviços prestados pela Justiça do Trabalho.

3-Aprimorar e agilizar os trâmites judiciais e administrativos
Garantir a agilidade na tramitação dos processos judiciais e administrativos e assegurar a razoável duração do processo.

4-Buscar a excelência na gestão de custos operacionais
Garantir a economicidade dos recursos por meio da racionalização na aquisição e utilização de todos os materiais, bens e serviços necessários à prestação jurisdicional.

5-Buscar a excelência no atendimento ao cidadão
Desenvolver padrões de excelência de atendimento ao cidadão a fim de elevar o grau de satisfação quanto aos serviços prestados.

6-Aprimorar o acesso à Justiça do Trabalho
Facilitar o acesso de todos à Justiça do Trabalho por meio da “capilarização”, garantindo acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.

7-Promover a efetividade no cumprimento das decisões
Assegurar o cumprimento das decisões emanadas da Justiça do Trabalho, a fim de garantir que os direitos reconhecidos alcancem resultados concretos.

8-Estimular o desempenho das pessoas e equipes
Gerir o desempenho das pessoas e equipes, incentivar a iniciativa, criatividade, inovação e desenvolvimento das pessoas. Estimular a integração e a cooperação das pessoas e equipes.

9-Capacitar e desenvolver as pessoas
Identificar as necessidades de capacitação e de desenvolvimento, compatibilizando as com os objetivos estratégicos, visando a consolidação do aprendizado organizacional e a promoção do desenvolvimento integral das pessoas, como indivíduos, cidadãos e profissionais.

10-Criar um ambiente de trabalho humanizado, seguro, saudável e promover o bem-estar, a satisfação e a motivação das pessoas
Gerir os riscos relacionados à saúde ocupacional, à segurança e à ergonomia, criando um ambiente de trabalho humanizado, seguro e saudável, promovendo o bem-estar, a satisfação e a motivação das pessoas.

11-Instituir política ambiental
Instituir política que que vise à efetivação da responsabilidade socioambiental no âmbito da Justiça do Trabalho Goiana.

12-Garantir infraestrutura física e tecnológica modernas, necessárias para suportar a estratégia do TRT
Prover os recursos materiais e tecnológicos (instalações, mobiliários, equipamentos de informática) que permitam o bom desempenho das unidades, garantindo aos magistrados e servidores condições de trabalho com saúde e segurança, além da proteção e manutenção dos bens materiais e dos sistemas. Prover a estruturar de tecnologia da informação e o seu gerenciamento de forma a garantir o desenvolvimento, aperfeiçoamento e a disponibilidade dos sistemas essenciais à execução da estratégia.

13-Buscar a excelência e a transparência na gestão orçamentária assegurando o alinhamento entre o orçamento e a estratégia
Promover ações orçamentárias visando assegurar recursos que viabilizem as ações e metas necessárias à execução da estratégia, garantindo a disponibilização dos recursos orçamentários necessários para a execução dos projetos estratégicos.

Márcia Bueno
Nùcelo de Comuniação

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Gestão Estratégica/Estatística e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.