Gestores fazem prestação de contas e avaliação de projetos durante Reunião de Análise da Estratégia do TRT18

Diretora da SGE, Maria José de Lourdes, abriu a reunião

Gestores e integrantes da alta Administração do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiás) participaram na quarta-feira (12/12) da última Reunião de Análise da Estratégia (RAE) deste ano, preparada pela Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) do Tribunal. A reunião é um momento de prestação de contas das unidades à direção do TRT com avaliação das metas alcançadas relativas à execução do planejamento estratégico da instituição.

Inicialmente, servidores da Secretaria de Gestão Estratégica fizeram um panorama do desempenho da unidade por setores (Planejamento, Gestão de Processos e Riscos, Estatística e Projetos). Em seguida, os gestores fizeram breves apresentações sobre os projetos executados por suas unidades no biênio 2017/2019, salientando aqueles de maior abrangência e que contribuíram para o alcance dos objetivos estratégicos do Tribunal.

O diretor da Divisão Administrativa de Gestão de Pessoas da Secretaria de Gestão de Pessoas, Bruno Dib, destacou a implantação do projeto de Gestão por competências, que está em fase de validação das matrizes de competências. O diretor-geral do TRT, Ricardo Lucena, acrescentou que o Tribunal já inseriu esses dados das matrizes diretamente no Progecom, que é um módulo do sistema Sigep que deverá ser adotado por toda a Justiça do Trabalho.

Em seguida, a diretora da Coordenadoria de Comunicação Social, Márcia Bueno, apresentou as realizações da unidade. Entre elas, destacam-se a reestruturação da intranet e implementação do sistema Bom Dia TRT, no âmbito interno do Tribunal, e a produção semanal de um boletim informativo eletrônico (newsletter) direcionado aos advogados, um dos públicos externos do TRT.

A diretora da Secretaria de Manutenção e Projetos, Cássia Kafuri, fez uma avaliação das obras executadas pelo Tribunal no biênio, destacando aquelas concluídas em Varas do Trabalho no interior e nas unidades da capital. As obras do Complexo Trabalhista de Goiânia avançaram e estão em andamento. Os prédios atingidos pelo incêndio em outubro de 2015 foram reconstruídos e já estão quase todos cobertos pela película de vidro externa. O plenário em forma oval é a unidade mais avançada, encontrando-se em fase de acabamento.

O diretor da Secretaria de Gerenciamento do PJe, Murilo Barros, ressaltou a entrega do Sistema de Interligação Bancária para emissão de alvarás eletrônicos utilizados no levantamento de depósitos judiciais. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Secretaria-Geral Judiciária. Desde que esse sistema foi implantado, a 18ª Região já emitiu cerca de 14 mil alvarás eletrônicos, alcançando R$ 76 milhões em valores pagos às partes por meio da emissão eletrônica da ordem de pagamento.

Na execução orçamentária, a diretora da Secretaria de Orçamento e Finanças, Suzana Lage, explicou que o TRT18 já executou 89,5% do orçamento total disponibilizado em favor do Tribunal, que foi de R$ 528 milhões.

Quanto à Responsabilidade Socioambiental, a chefe da Seção, Lara Barros, apresentou o acompanhamento trimestral do consumo de combustível, copos descartáveis, água, papel para impressão, energia elétrica e telefonia. Considerando as metas do Plano de Logística Sustentável, o melhor desempenho geral foi alcançado na redução do consumo de copos e de papel. No consumo de combustível, que apresentou números críticos no segundo trimestre de 2018, o Tribunal conseguiu reverter esse quadro com 93,84% de alcance da meta no terceiro trimestre.

A servidora Thaís Artiaga, da Secretaria de Licitações e Contratos, apresentou projetos e iniciativas que buscam impactar positivamente no índice de agilidade na tramitação dos processos administrativos de aquisição de bens e serviços. Entre eles, a implantação do Sistema de Licitações e Contratos (Silc), que centraliza as informações relacionadas às compras realizadas e controla os contratos associados.

Metas do CNJ e governança

O diretor da Divisão de Estatística e Pesquisa da Secretaria de Gestão Estratégica, Wilane Massarani, abordou em sua exposição o cumprimento das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a área judiciária. Na comparação dos meses de janeiro a novembro de 2018 com o mesmo período do ano anterior, o Tribunal já cumpriu sete das nove metas e está bem próximo de cumprir mais uma, a da conciliação, cujo percentual estabelecido pelo CNJ é de 48% e, até agora, o TRT18 já alcançou 47,96%.

Já na parte da Governança de TIC, o diretor da Divisão de Apoio à Governança Corporativa, Robnaldo Alves, destacou que o TRT18 conseguiu alcançar este ano o nível “aprimorado” de maturidade no indicador iGovTIC-JUD do CNJ, com percentual de 78% ou nota 0,78. Esse indicador avalia infraestrutura, gestão e governança de tecnologia da informação e comunicação (TIC). Com esse resultado, o TRT18 obteve o sexto lugar na classificação entre os 24 Regionais do país. Robnaldo afirmou que a meta do Regional goiano é atingir o nível de maturidade “excelência” nesse indicador até 2020. Quanto ao indicador iGovTI do Tribunal de Contas da União, o TRT18 alcançou a nota 0,73 e saiu do nível intermediário para o “aprimorado”, a classificação máxima nesse indicador.

De 2017 para cá, o TRT18 também evoluiu no índice de governança (iGov), passando de 41% para 65%. O meta agora é sair da classificação “intermediário” e chegar ao status “aprimorado” até 2020.

Após a apresentação dos dados pelos gestores, o vice-presidente do TRT18, desembargador Paulo Pimenta, agradeceu a diretora da SGE, Maria José de Lourdes, pelo trabalho desempenhado na unidade nos últimos dois anos. “Quero parabenizar o trabalho desenvolvido pela SGE, estender esse agradecimento a todos os colegas que integram a equipe, e fazer um reconhecimento público à sua dedicação nesse biênio, ao projeto TRT para todos, que foi um grande sucesso e atingiu seus objetivos”, disse o desembargador a Maria José.

Presidente do TRT18, desembargador Platon Teixeira Filho

Em seguida, o presidente do TRT18, desembargador Platon Teixeira Filho, encerrou a reunião parabenizando os gestores presentes pelo trabalho realizado e pediu que eles continuem empenhados na melhoria dos índices e metas e do serviço prestado à sociedade.

Setor de Imprensa-CCS

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