Gestão de Riscos
O Escritório de Riscos do TRT da 18ª Região, vinculado à Secretaria de Gestão Estratégica, foi criado por meio da Portaria TRT 18ª GP/DG/SGPE Nº 475/2015 e transformado em Gerência de Processos e Riscos por meio da Portaria TRT 18ª GP/SGPE Nº 3101/2017, com a missão de auxiliar a Instituição na implantação da gestão de riscos.
A unidade tem como principais objetivos disseminar a cultura voltada para identificação e tratamento de riscos e fornecer consultoria interna aos gestores, auxiliando na identificação, análise, tratamento e monitoramento de riscos em processos de trabalho.
O escopo da gestão de riscos pode variar, podendo ser aplicado a projetos, atividades ou ativos específicos, além de poder abranger desde setores e departamentos até unidades organizacionais ou a organização como um todo.
A Gestão de Riscos visa:
- Proteção do ambiente corporativo;
- Melhoria contínua da organização;
- Visão sistêmica;
- Qualidade e tempestividade das informações;
- Reduzir as incertezas;
- Transparência;
- Dinamismo e interatividade;
- Melhorar a identificação de oportunidades e ameaças;
- Estabelecer uma base confiável para a tomada de decisão e o planejamento;
- Melhorar os controles;
- Melhorar a prevenção de perdas e a gestão de incidentes.
O objetivo da Gestão de Riscos:
A Gestão de Riscos é um instrumento de tomada de decisão da alta administração que visa melhorar o desempenho da organização pela identificação de oportunidade de ganho e de redução de probabilidades e/ou impacto de perdas, indo além do cumprimento de demandas regulatórias.
O principal objetivo da Gestão de Riscos é avaliar as incertezas de forma a tomar a melhor decisão possível. De certa forma, toda gestão de risco e toda tomada de decisão lida com esta situação, e os seus benefícios dão as melhores decisões, menos surpresa, melhora no planejamento, na performance e na efetividade, além da melhora no relacionamento com as partes interessadas.
Riscos positivos (oportunidades):
- Maior disponibilidade, qualidade, desempenho de recursos;
- Maior eficiência, economicidade;
- Ganhos financeiros;
- Preservar/ampliar reputação;
- Eficácia;
- Efetividade;
- Sustentabilidade
Riscos negativos:
- Indisponibilidade, desperdício ou degradação de recursos;
- Ineficiência, não economicidade;
- Perdas financeiras;
- Piora na reputação;
- Ineficácia;
- Inefetividade;
- Insustentabilidade.
Normativos relacionados:
Processo de Gestão de Riscos Corporativos
Política de Combate a Fraude e a Corrupção