Gerência de Processos e Riscos apresenta projeto-piloto para a área de Segurança do TRT18

Facebooktwitteryoutubeinstagram

A Gerência de Processos e Riscos, vinculada à Secretaria da Gestão Estratégica, apresentou, no dia 12 de dezembro, o Plano de Ação e o Projeto-piloto de Riscos ao Comitê Gestor de Riscos. A reunião aconteceu na Escola Judicial e contou com a presença do vice-presidente do TRT e presidente do Comitê Gestor, desembargador Paulo Pimenta, demais membros do Comitê, do Núcleo de Segurança Institucional e Prevenção de Incêndios e servidores da Gerência de Processos e Riscos.

A chefe da Gerência, Thais Dambros, apresentou o projeto-piloto realizado no Núcleo de Segurança referente ao processo Controle de Acesso do Complexo Trabalhista de Goiânia. O projeto consiste em identificar, analisar, avaliar e tratar os Riscos levantados.

A Gestão de Riscos, que iniciou no Núcleo de Segurança, envolverá posteriormente todas as unidades do TRT da 18ª Região.

Gestão de Riscos

O risco é a possibilidade de que um evento afete negativamente o alcance de objetivos. A Gestão de Riscos Institucionais é parte integral da governança e responsabilidade da alta administração. Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, a Gestão de Riscos é um instrumento de tomada de decisão da alta administração que visa melhorar o desempenho da organização pela identificação de oportunidade de ganho e de redução de probabilidades e/ou impacto de perdas, indo além do cumprimento de demandas regulatórias.

A gestão de riscos deve ser observada por todas as áreas e níveis de atuação, e é aplicável a todos os processos de trabalho, projetos e ações do Tribunal. Dentre os resultados esperados estão o aumento da probabilidade de atingimento dos objetivos, a minimização de perdas decorrentes de riscos e a eliminação, redução ou controle dos riscos organizacionais.

A implantação da Gestão de Riscos atende a uma recomendação do Tribunal de Contas da União para que as entidades públicas implantem e mantenham controles internos institucionais, que tenham por base a identificação, a avaliação e o gerenciamento de riscos que possam impactar na consecução dos objetivos estabelecidos.

Quer conhecer mais sobre a Política de Gestão de Riscos do Tribunal, a composição do Comitê Gestor e sobre a Metodologia de Gestão de Riscos, acesse aqui.

Lídia Neves/Seção de Imprensa-CCS

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Gestão Estratégica/Estatística, Notícias. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.