Com dinâmicas de grupo e descontração, calculistas dão sua contribuição para o Desdobramento da Estratégia

Glossário Jurídico

O encontro reuniu cerca de 50 servidores do Setor de Cálculos

Se eu fosse o reclamante, ou o juiz, ou a reclamada, como eu gostaria que o Setor de Cálculos realizasse os cálculos no processo? Essa é uma das perguntas que cada servidor fez a si mesmo, colocando-se no lugar dos seus clientes, para então, por meio de uma dinâmica de grupo, dar sua contribuição para que o Tribunal alcance a excelência na prestação dos serviços judiciais. O encontro, organizado pela Secretaria de Gestão Estratégica (SGE), aconteceu nesta quinta-feira (03/05) na Escola Judicial e envolveu todos os servidores do Setor de Cálculos.

Maria José de Lourdes

A diretora da SGE, Maria José de Lourdes, explicou que as dinâmicas dão a oportunidade para que cada servidor contribua com suas sugestões para alcançar os objetivos estratégicos do Tribunal. “O objetivo é que todos interajam, deem suas opiniões e consigam visualizar ações para melhorar os processos de trabalho e assim alcançar mais rápido nossa missão”, afirmou. Ao final do encontro, cada grupo de servidores apresentou suas sugestões para a diminuição do tempo médio do processo na contadoria, para aumentar o índice de produtividade, para capacitação e aumento da qualidade de vida no trabalho.

Servidoras Vanessa Paula (à esq.) e Cyntia Borba (à dir.)

Para a servidora Cyntia Borba, que trabalha há 15 anos no Setor de Cálculos, esses encontros são importantes porque, ao estudarem juntos, os servidores conseguem pensar melhor em estratégias para otimizar a produtividade, visualizam onde estão as falhas e estipulam objetivos para aperfeiçoar a prestação jurisdicional. Sua colega de trabalho, Vanessa Paula, que atua há 9 anos como calculista, comentou que após a dinâmica, o grupo em que participou chegou à conclusão de que é necessária uma maior integração entre assistentes e calculistas para evitarem erros de interpretação de sentença. “Isso vai diminuir o prazo do cálculo do reclamante e evitar também questão de embargos da reclamada”, apontou.

Cada grupo colocou suas sugestões no quadro de contribuições por meio da técnica de design thinking

O próximo passo será a elaboração do Plano de Contribuição do Setor de Cálculos com as sugestões de melhorias apontadas pelos servidores, que logo será colocado em prática. Também será agendada para os próximos dias uma reunião com os servidores, atuais assistentes de juízes, para proporcionar uma forma de integração com os servidores calculistas, conforme sugestões apresentadas por vários grupos de servidores.

Desdobramento da Estratégia

Ao final do encontro, na brincadeira com balões, houve o sorteio de vouchers de almoço do restaurante Caseratto e massagem fisioterapêutica, sendo contemplados os servidores Robson Nunes e Tomas Nascimento, respectivamente

O objetivo do Desdobramento da Estratégia, iniciado ano passado nas Varas do Trabalho, é buscar, em conjunto com os servidores e magistrados, ações e projetos que aprimorem a prestação jurisdicional do TRT de Goiás. Este ano, as atividades estarão focadas nas unidades de apoio administrativo e judicial.

Veja abaixo a agenda dos próximos treinamentos.

Lídia Neves/Setor de Imprensa

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Gestão Estratégica/Estatística. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.