Estudantes do Sesc e Colégio Militar de Goiânia participam de concurso de redação sobre trabalho infantil

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Juíza Silene Coelho em palestra no Centro Educacional Sesc Cidadania

A Comissão Regional de Combate ao Trabalho Infantil lançou este mês um concurso de redação, com o apoio do Ministério Público do Trabalho em Goiás, junto aos alunos de 8º e 9º anos das escolas Centro Educacinal Sesc Cidadania e Colégio Militar de Goiânia. O tema escolhido é “Trabalho Infantil: você não vê mas ele existe”.

Desembargadora Iara Rios em palestra no Colégio Militar no dia 16 de maio

 

 

Para incentivar a participação dos cerca de 400 alunos das duas escolas, a coordenadora regional do programa, desembargadora Iara Rios e a juíza Silene Coelho, gestora do programa, foram até as escolas para falar sobre a exploração do trabalho infantil no Brasil e as formas de combate.

 

Emily Ferreira do Centro Educacional Sesc Cidadania

 

 

 

As palestras, interativas, conquistaram o interesse dos jovens que puderam esclarecer suas dúvidas sobre o tema. Emily Ferreira, de 14 anos, gostou da iniciativa. “No nosso convívio ninguém tem contato com o trabalho infantil e a palestra traz uma conscientização para todos nós”, ressaltou a estudante do 9ª ano do Sesc Cidadania.

Pedro Marinho, de 14 anos, também destacou a importância do tema. “Eu acho que para combater qualquer problema social tem que ser pela educação, pela conscientização e pela mobilização social”, reconheceu. A professora de redação da escola, Marcela Santos, também assinalou a pertinência do tema. “Eles não têm acesso a essas informações e essa é uma excelente oportunidade para isso”, concluiu.

Pedro Marinho aposta na mobilização social

Números
De acordo com o IBGE, o número de crianças e adolescentes no trabalho cresceu em 2014. Foram registrados no período 554 mil crianças de 5 a 13 anos contra 506 mil em 2013. Segundo a juíza Silene Coelho, isso se deve ao desemprego e ao empobrecimento da população. “Essa situação leva a criança a ajudar na renda familiar”, ressaltou a magistrada.

Para a desembargadora Iara Rios, “só vamos mudar essa situação no país com educação”, daí a iniciativa de realizar o concurso com os jovens estudantes. A organização do concurso de redação é da Assessoria de Relações Institucionais do TRT18.

 

Galeria de fotos

Fabíola Villela – Seção de Imprensa/CCS

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, TRT18 e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.