Estudantes do Colégio Ipe visitam o TRT18

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Estudantes do Colégio Ipe com o professor Frederico Rocha

Na tarde da última quinta-feira, 14/3, 26 estudantes da Liga de Humanidades do Instituto Presbiteriano de Educação (Colégio Ipe) fizeram uma visita ao Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região. O grupo de alunos, formado por jovens a partir do 9º ano, foi acompanhado por Frederico Rocha, professor de sociologia e tutor da Liga, Simone Saraiva, professora e coordenadora do Ensino Médio, Raquel Albuquerque, assistente pedagógica, e Márcio Pereira, assistente disciplinar.

Durante o bate-papo, o desembargador Elvecio Moura abriu espaço para perguntas e respondeu a um estudante sobre sua trajetória profissional até chegar à Justiça do Trabalho. Emocionado, ele contou sobre os caminhos percorridos que nem sempre foram fáceis, mas que, com muita dedicação e estudo, o levaram a realizar seus sonhos

Com o objetivo de oferecer aos estudantes noções de direito e conhecimentos relacionados ao funcionamento do Tribunal, o desembargador Elvecio Moura manteve um bate-papo no auditório do Tribunal Pleno, no intervalo de sessão da Terceira Turma. O desembargador explicou aos jovens o funcionamento da Justiça do Trabalho e o papel do juiz no julgamento dos conflitos entre patrões e empregados. Explicou sobre a divisão das Turmas, a função das Varas do Trabalho e a importância das vestes utilizadas durante as audiências e sessões. Ao final da explicação sobre a execução de um julgamento, Elvecio concluiu que a demanda é muito grande e que o judiciário trabalha arduamente para promover a pacificação social nas relações de trabalho.

Antes da conversa com o desembargador, os estudantes puderam acompanhar sustentações orais feitas por advogados durante o julgamento de várias ações no segundo grau, o que entusiasmou bastante aqueles que pretendem optar pelo curso de direito.

Joyce Farias – Estagiária

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, TRT18 e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.