Estudantes de Direito da Universo conhecem funcionamento da Justiça do Trabalho em Goiás

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Cerca de 200 alunos do curso de Direito da Universidade Salgado de Oliveira visitaram o TRT18 nesta segunda-feira, 13/11. Os estudantes participaram de uma palestra do vice-presidente e corregedor do Tribunal, desembargador Paulo Pimenta, que abordou a estrutura e o funcionamento da Justiça do Trabalho no 2º grau.

 

Para o aluno do oitavo período, Lucas Dourado, de 23 anos, o encontro valeu a pena, já que além de obter a carga horária de prática jurídica ele teve a oportunidade de conhecer o TRT. “É minha primeira visita ao Tribunal e achei bem interessante entender como funciona a composição do 2º Grau. Também gostei de saber como são feitas as sessões, ainda que meu foco seja outra área. Estou em dúvida se vou trabalhar com cível ou tributário”, contou Lucas.

Em sua palestra, o desembargador apresentou também um panorama histórico sobre a criação dos Regionais Trabalhistas no Brasil e mostrou como funciona a corte goiana, além de levar ao conhecimento dos estudantes alguns dados estatísticos e indicadores de produtividade do Tribunal. Após a término da palestra, os estudantes fizeram uma visita ao Cejusc, o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do TRT18. O centro é referência para outros regionais na solução de conflitos entre empregados e empregadores por meio da conciliação.

Diferentemente de Lucas, que não pretende seguir a área trabalhista, o casal de estudantes Aldriane Brasil e Álvaro Gomes escolherem se dedicar justamente a esse ramo do direito. “Já tinha assistido a algumas audiências no Cejusc e tenho muito interesse na área do trabalho. Pretendo prestar concurso aqui no TRT18 e no TRT da 14ª Região, que é o da minha terra natal, Rondônia”, afirma Aldriane – que estuda em Goiânia desde o primeiro período do curso . Álvaro, no entanto, pretende começar a carreira advogando. “Não é a primeira vez que venho ao TRT, mas cada vez que retorno é uma nova oportunidade para adquirir mais informações e complementar o que a gente aprende na Universidade”, enfatizou o estudante do 10º período. O evento foi organizado pela Secretaria de Gestão Estratégica do TRT18 em conjunto com a Vice-Presidência do Tribunal, com apoio do Cejusc e da Coordenadoria de Comunicação Social.

Maurício Pimentel -Seção de Imprensa (CCS)

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.