Espaço Congadas recebe plotagem com obras de fotógrafas goianas

Glossário Jurídico

O Espaço Congadas, lounge situado no primeiro andar do Fórum Trabalhista Octávio Maldonado em Goiânia,  recebeu nova plotagem com fotos de profissionais goianas tiradas durante a Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário – Congadas – em Catalão – GO. As imagens ilustram a grandiosidade da celebração e a importância da festa popular relacionada à cultura afro no Brasil, que todos os anos reúne milhares de pessoas na cidade goiana. Em 2021, as Congadas de Catalão completarão 145 anos de tradição. As fotos utilizadas foram cedidas pelas fotógrafas Maysa Abrão e Márcia Rosa, ambas nascidas na cidade e que têm grande vivência com os personagens que envolvem a cultura dos grupos de congada da região.

A celebração, que acontece todo ano no primeiro final de semana de outubro, tem duração de 10 dias e reúne 25 Ternos de Congos, nome dado aos grupos de dançadores da festa. Cada grupo é passado de pai para fillho e tem características próprias, relativas à vestimenta e cantos, por exemplo. Na congada catalana ainda há a família real, com rei, rainha, príncipes e princesas. Generais e guarda da coroa também compõem o quadro de personagens relevantes da festa. As fotos usadas no ambiente do TRT18 retratam exatamente esses elementos que simbolizam a manifestação cultural do interior do estado. As imagens seguem a proposta da presidência do TRT18, aprovada pelo Pleno do Tribunal, que buscou atribuir nomes alusivos à história e à cultura goiana aos espaços de eventos e sessões do Complexo Trabalhista na capital.

Maysa Abrão é fotógrafa e jornalista responsável pelo blog que leva seu nome (www.maysabrao.com.br), site que atualmente reúne conteúdos acerca de todas as manifestações de cultura e eventos realizados na cidade de Catalão. “Comecei como redatora em uma revista da cidade e logo me envolvi também com a fotografia o que me levou a criar o blog em 2015. No início o blog era voltado exclusivamente às Congadas, com o tempo, o público foi demandando conteúdo de todas as manifestações culturais”, afirma ela. Com a experiência profissional, Maysa tornou-se pesquisadora de cultura e religião e viaja o Brasil registrando festas religiosas e artes em geral.

A fotógrada Márcia Rosa também é natural de Catalão mas atua como fotógrafa profissional na região de Londrina /PR, cidade onde mora atualmente. Ela conta que começou a registrar a festa da cidade goiana por conta de uma promessa à Nossa Senhora do Rosário e não parou mais. “Meu trabalho nas Congadas é totalmente voluntário e sou apaixonada pela sua história e tradição. É muito gratificante registrar tudo de forma espontânea; a simplicidade, o colorido e a alegria dos grupos são muito marcantes”, acrescenta Márcia. “É a maior festa de Congadas do Brasil e muito organizada. Convido todos os goianos e suas famílias a vivenciarem essa manifestação cultural tão rica do nosso estado”, afirma.

Além de conferir as fotos ampliadas (com cerca de 7 metros de altura) e plotadas no ambiente do TRT18, o trabalho das profissionais goianas pode ser acompanhado pelas redes sociais. No Instagram: @maysabrao, @marciarosafotografa e @fotocongadamarciarosa; no Facebook: Blog da Maysa Abrão e Foto Congada Márcia Rosa. Para acompanhar especificamente a Festa de Nossa Senhora do Rosário, a Irmandade de Catalão também mantém uma fanpage com todas as informações relativas às Congadas, o perfil é https://www.facebook.com/irmandadedorosariocatalao.

Jackelyne Alarcão

Comunicação Social – TRT 18ª Região

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, TRT18 e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.