Servidores do TRT-GO e do TJ-GO concluem curso sobre conciliação

Glossário Jurídico
IMG_1284

Magistrados e servidores assistiram a palestras sobre aspectos legais e teorias comportamentais para melhorar a conciliação entre as partes

O TRT18 (Goiás) encerrou na tarde de sexta-feira, 29/04, o curso “A conciliação como instrumento de pacificação social”. Quarenta e dois servidores participaram do evento, sendo 37 conciliadores do TRT-GO e 5 mediadores do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-GO). As palestras foram ministradas na Escola Judicial do TRT18, no prédio do Fórum Trabalhista de Goiânia, nos dias 28 e 29/04.

A coordenadora pedagógica da Escola Judicial do TRT18, juíza Wanda Lúcia Ramos da Silva, explicou que o curso está inserido num contexto de políticas públicas de conciliação que já vêm sendo implementadas pelo Conselho Nacional de Justiça e que ganham força com o novo Código de Processo Civil e com a Lei de Mediação.

Segundo a juíza, o TRT18 está atuando para atender a esses marcos regulatórios, que incentivam a conciliação em todos os tribunais do país. “Nós queremos que os nossos conciliadores estejam preparados dentro das mais modernas técnicas de negociação para receber esses marcos regulatórios e poder melhorar o desempenho do nosso Núcleo de Solução de Conflitos e Cidadania e das nossas Varas, no sentido de melhorar os números de conciliação”, ressaltou a magistrada Wanda Lúcia.

A servidora Anaíle Flores é conciliadora na Vara do Trabalho de Inhumas e participou do curso oferecido pela Escola Judicial do TRT18. Ela destacou que os conhecimentos adquiridos vão dar aos servidores melhores condições de intermediar uma conversa entre as partes.

Além das normas legais que tratam da conciliação e da mediação, os expositores convidados abordaram também teorias sociológicas e psicológicas que podem auxiliar magistrados e servidores no equilíbrio das emoções durante a negociação entre as partes processuais.

Wendel Franco
Seção de Imprensa – DCSC

Ouça abaixo a notícia veiculada na Rádio Web TRT Goiás.

 

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Escola Judicial, Notícias e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.