Novos magistrados fazem visita técnica ao Distrito Agroindustrial de Anápolis

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Imagem 042Como parte do programa de formação inicial de magistrados, os 8 juízes nomeados no último concurso do TRT de Goiás visitaram nesta quarta-feira, 17/12, o Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia). Na parte da manhã eles conheceram a montadora de carros da marca Hyundai, administrada pelo grupo Carlos Alberto de Oliveira Andrade (CAOA), e pela tarde visitaram o Porto Seco Centro-Oeste.

As visitas foram conduzidas pelo coordenador pedagógico da Escola Judicial, juiz Luciano Crispim, e pelo juiz da 3ª VT de Anápolis, Sebastião Alves Martins. O objetivo das visitas é situar os novos juízes na realidade do trabalhador das grandes fábricas. Segundo o juiz Sebastião Martins, essa experiência contribui para que o magistrado possa ter uma noção mais abrangente de cada setor da indústria, o que será útil durante a instrução processual. A nova juíza do trabalho Mariana Piccoli avalia essa experiência de conhecer o cotidiano dos trabalhadores como importante, pois pode ajudá-la quando tiver de julgar futuras controvérsias trabalhistas.

Imagem 081Na visita à montadora Hyundai, os juízes conheceram a linha de montagem dos veículos, desde o processo de solda, de pintura, de montagem de acessórios e testes de desempenho, além de conhecerem a estação de tratamento de resíduos industriais, que é a maior da região. Segundo o vice-presidente do grupo CAOA, Mauro Correia, que acompanhou a visita, a empresa emprega mais de 1881 funcionários e produz de 1800 a 2000 veículos por mês, entre ix-35, Tucson e o caminhão HR.

Imagem 165No período da tarde, os magistrados visitaram o Porto Seco Centro-Oeste, terminal alfandegário de uso público, que é destinado à armazenagem e movimentação de mercadorias importadas ou destinadas à exportação. No Porto ainda funcionam órgãos públicos como Receita Federal e Anvisa. O diretor-superintendente do Porto Seco, Edson Tavares, falou aos magistrados sobre o papel da estação aduaneira na geração de empregos e investimentos para Anápolis, além de sua representação como cenário logístico para vinda de empresas nacionais e multinacionais para o Estado. Os magistrados conheceram de perto a estrutura da alfândega, os terminais de carga, depósitos com contêineres, pátio de veículos, além das etapas operacionais pelas quais a carga passa para ser liberada em uma fronteira secundária.

O coordenador da Escola Judicial, juiz Luciano Crispim, explicou que a visita técnica a grandes empresas faz parte do programa de formação de magistrados e tem o objetivo de levar os magistrados para conhecer o cotidiano dos trabalhadores e prepará-los para julgar as causas trabalhistas com uma visão mais ampla. A próxima visita técnica está marcada para o dia 9 de janeiro de 2015, quando os novos juízes irão conhecer a estrutura e o funcionamento do frigorífico Friboi, em Goiânia.

Lídia Neves
Núcleo de Comunicação Social
 

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Escola Judicial, Notícias e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.