Oficiais de justiça participam de encontro organizado pela Escola Judicial

Glossário Jurídico


IMG_2589
A Escola Judicial do TRT18 realizou, nos dias 16 e 17/6, no 9º andar do Fórum Trabalhista, o primeiro Encontro dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Tribunal. Quarenta e oito servidores se inscreveram para a atividade. O objetivo do treinamento foi capacitar o oficial para a prática dos atos de seu cargo, sob a perspectiva do Novo Código de Processo Civil (NCPC), bem como IMG_2630para o desempenho de suas atribuições com maior segurança, visando a redução dos riscos inerentes ao desenvolvimento do seu trabalho.

No primeiro dia do encontro, o juiz titular da Vara do Trabalho de Mineiros, Cleber Sales, falou sobre a atuação dos oficiais de justiça sob a perspectiva do NCPC. No segundo dia do curso, os oficiais assistiram a IMG_2702uma palestra do coronel Luiz Alberto Bites, chefe do Núcleo de Segurança do TRT18. Ele falou sobre Gerenciamento de riscos e conflitos. Também no mesmo dia, a psicóloga e chefe do Núcleo de Saúde do Tribunal, Marina Junqueira, proferiu palestra sobre Gerenciamento do estresse.

O oficial Geovane Martins, que é vinculado ao Foro de Anápolis, participou do treinamento. Ele avaliou que um dos pontos mais importantes do evento foi a oportunidade de encontrar outros colegas do mesmo cargo. “Na nossa profissão, a gente se sente muito solitário porque temos pouco contato com os servidores internos. É bom conhecer os colegas e trocar experiências”, ressaltou. Ele ainda disse ter gostado muito da palestra sobre o gerenciamento do estresse. “Muitas vezes não conseguimos perceber que estamos passando por uma situação de estresse e colocando em risco nossa saúde mental”, completou.

A oficiala Gabriela Sabino, que atua em Aparecida de Goiânia, também avaliou positivamente o encontro. Segundo ela, esse tipo de atividade possibilita aos oficiais apresentarem os problemas diários por eles enfrentados no desempenho do cargo, dificuldades que são, muitas vezes, desconhecidas pelos juízes. “A palestra do juiz Cleber Sales foi muito produtiva. A abordagem da questão da segurança também foi importante, já que o oficial não leva boas notícias. A gente está sempre em risco”, frisou. Ela concluiu falando sobre a palestra de Marina Junqueira. “Eu que me considero mentalmente saudável até fiquei surpresa com o resultado do teste de estresse feito pela psicóloga”.

Sobre esse aspecto, Marina observou que uma certa quantidade de estresse é inerente ao trabalho e à vida e ele é necessário para que o indivíduo produza mais e melhor, mas quando essa dose ultrapassa a capacidade do indivíduo de se adaptar, ela pode gerar doenças. “Esse é o momento de prestar atenção nos sintomas e buscar tratamento. A grande questão é não sofrer sozinho”, salientou.

Wendel Franco
Seção de Imprensa – DCSC

Ouça abaixo a notícia veiculada na Rádio Web TRT Goiás:

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Escola Judicial e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.